Atps - adm de materiais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3552 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ANHANGUERA EDUCACIONAL
Curso de TECNOLOGIA em LOGISTICA
Disciplina - Administração de materiais
Prof.

ATIVIDADES PRATICAS SUPERVISIONADAS – 4° SERIE

ETAPA 1 - ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS
ETAPA 2 – DIMENSIONAMENTO E CONTROLE DE ESTOQUE
ETAPA 3 - ADMINISTRAÇÃO DE COMPRAS
ETAPA 4 – GESTÃO DE MATERIAISJARAGUÁ DO SUL
29/11/2012
ETAPA 1 - ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS MATERIAIS E PATRIMONIAIS

A Administração de Materiais é definida como sendo um conjunto de atividades desenvolvidas dentro de uma empresa, de forma centralizada ou não, destinadas a suprir as diversas unidades, com os materiais necessários ao desempenho normal das respectivas atribuições.Tais atividades abrangem desde o circuito de reposição, inclusive compras, o recebimento, a armazenagem dos materiais, o fornecimento dos mesmos aos órgãos requisitantes, até as operações gerais de controle de estoques etc.
A Administração de Materiais moderna é conceituada e estudada como um
Sistema Integradoem que diversos subsistemas próprios interagem para constituir um todo organizado.Destina-se a dotar a administração dos meios necessários ao suprimento de materiais imprescindíveis ao funcionamento da organização,no tempo oportuno, na quantidade necessária, na qualidade requerida e pelo menor custo.
Tempo oportuno e quantidade necessária, acarretam, se mal planejados, além de custos financeiros indesejáveis, lucros cessantes, fatores esses decorrentes de quaisquer dassituações assinaladas. Da mesma forma, a obtenção de material sem os atributos da qualidade requerida para o uso a que se destina acarreta custos financeiros maiores, retenções ociosas de capital e oportunidades de lucro não realizadas. Isto porque materiais, nestascondições podem implicar em paradas de máquinas, defeitos na fabricação ou no serviço, inutilização de material, compras adicionais, etc.OS RECURSOS DE UMA EMPRESA

Toda produção depende da existência conjunta de trêsfatores de produção: natureza, capital e trabalho, integrados por um quarto fator denominado empresa.
Cada um dos quatro fatores de produção tem uma função específica, a saber:
1) Natureza: é o fator que fornece os insumos necessários à produção, como as matérias-primas, os materiais, a energia etc. É o fator deprodução que proporciona as entradas de insumos para que a produção possa se realizar.
2) Capital: é o fator que fornece o dinheiro necessário para adquirir os insumos e pagar o pessoal. O capital representa o fator de produção que permite meios para comprar, adquirir e utilizar os demais fatores de produção;
3) Trabalho: é o fator constituído pela mão-de-obra, que processa e transformaosinsumos, através de operações manuais ou de máquinas e ferramentas, em produtos acabados ou serviços prestados. O trabalhoé o fator de produção que atua sobre os demais, isto é, que aciona e agiliza os outros. É comumente denominado mão-de-obra, porque se refere principalmente ao operário manual ou braçal que realiza operações físicas sobre as matérias-primas, com ou sem o auxílio de máquinas eequipamentos;
A empresa constitui o sistema que agrupa e coordena todos os fatores de produção envolvidos, fazendo com que o resultado do conjunto supere o resultado que teria cada fator isoladamente.
Neste trabalho estudaremos a empresa WEG Equipamentos elétricos; uma empresa de grande porte que atua no ramo metal mecânico e é de grande influencia na região.
A empresa conta com aproximadamente24500 colaboradores distribuídos por todo o mundo e teve um faturamento de aproximadamente 6 milhões em 2011.

MRP (Material Requirements Planning)

O conceito MRP (Material Requirements Planning), utilizado nos anos 60, se referia ao planejamento das necessidades de materiais para manufatura. Atualmente o conceito MRP está focado na gestão de operações como um sistema corporativo queapóia o...
tracking img