Atps adm. 2º semestre

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2058 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade Anhanguera de Passo Fundo

Curso de Ciências Contábeis

Teoria da Administração

Atividades Práticas Supervisionadas

Alexsander Massing - 2136006823 – alexsander_pf@hotmail.com
William Fochesatto – 5010158841 – williamfarinafochesatto@hotmail.com

Passo Fundo, 22 de novembro de 2010.
Introdução
Através de pesquisas feitas na internet e em livros, essetrabalho irá apresentar as razões que fizeram surgir as teorias: clássicas da administração, burocracia, estruturalista, das relações humanas e comportamental, incluindo também desenvolvimento organizacional - DO.

Etapa nº 2
Teoria clássica da administração
Em 1916 surgia na França, espraiando-se pela Europa, a teoria clássica da administração. Se a administração científica se caracterizava pelaênfase na tarefa executada pelo operário, a teoria clássica se caracterizava pela ênfase na estrutura que a organização deveria possuir para ser eficiente. A teoria clássica, ao contrário, partia da organização como um todo e da sua estrutura para garantir eficiência a todas as partes envolvidas, fossem elas órgãos ou pessoas. A preocupação com a estrutura da organização constitui uma substancialampliação do objeto de estudo da TGA. Fayol, um engenheiro francês, fundador da teoria clássica da administração, partiu de uma abordagem sintética, global e universal da empresa, inaugurando uma abordagem anatômica e estrutural que rapidamente suplantou a abordagem analítica e concreta de Taylor. A primeira guerra mundial envolveu a Europa e EUA em operações militares conjuntas. Após seu término,os meios de transporte tiveram enorme expansão, com a indústria automobilística, as ferrovias e o início da avaliação militar, civil e comercial. As comunicações passaram por enorme expansão do jornalismo e do rádio em ondas médias e curtas. E na Europa surgiu a tória clássica da administração.
Teoria das relações humanas
Ela surgiu nos EUA, como conseqüência das conclusões da experiência deHawthorne, desenvolvida por Elton Mayo e colaboradores. Foi um movimento de reação e oposição á teoria clássica da administração. A teoria das relações humanas tem suas origens nos seguintes fatos: 1º a necessidade de se humanizar e democratizar a administração, libertando-as dos conceitos rígidos e mecanicistas da teoria clássica e adequando-a aos novos padrões de vida do povo americano. Ela serevelou um movimento tipicamente americano e voltado para a democratização dos conceitos administrativos. 2º o desenvolvimento das ciências humanas, principalmente a psicologia e sua crescente influência intelectual, e as primeiras aplicações á organização industrial. As ciências humanas vieram demonstrar a inadequação dos princípios clássicos. 3º as idéias da filosofia pragmática de John Dewey e dapsicologia dinâmica de Kurt Lewin foram fundamentais para o humanismo da administração. Elton Mayo é o fundador da escola. Dewey e Lewin também contribuíram para sua concepção. A sociologia de Pareto foi fundamental. 4º as conclusões da experiência de Hawthorne, realizada entre 1927 e 1932, sob a coordenação de Elton Mayo,, que puseram em xeque os principais postulados da teoria clássica daadministração.
Modelo burocrático de organização
A partir da década de 1940, as críticas feita a tória clássica, pelo seu mecanicismo, e á teoria das relações humanas, por seu romantismo ingênuo, revelaram a falta de uma teoria da organização sólida e abrangente que servisse de orientação para o administrador. Estudiosos foram buscar nas obras de Max Weber, a inspiração para essa nova teoria daorganização. Surgiu assim, a teoria da burocracia na administração.
A teoria da burocracia desenvolveu-se na administração ao redor da década de 1940 em função dos seguintes aspectos: *fragilidade a parcialidade da teoria clássica e das relações humanas, ambas oponentes e contraditórias, mas sem possibilitarem uma abordagem global e integrada dos problemas organizacionais. Ambas revelam pontos de...
tracking img