Atps 6 semestre de adm anhanguera

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2604 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de abril de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade Anhanguera UNIDERP – Campus IV

ATPS APLICADA A ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II

Rio Verde de Mato Grosso – MS, setembro de 2010
Universidade Anhanguera UNIDERP – Campus IV

Aline Naibo Campos
Francieli Lorencet
Maicon Dacol
Suellen Mathne de Almeida
Valleria Amaral Correa

ATPS APLICADA A ADMINISTRAÇÃO DE RECURSOS HUMANOS II

Trabalho apresentado a professorSara Medina Mann, disciplina Administração de Recursos Humanos II do curso de Administração, 6º semestre noturno.

Rio Verde de Mato Grosso – MS, setembro de 2010
introdução
As organizações contemporâneas buscam formas diversificadas de valorizar os seus colaboradores. Através da remuneração variável por habilidades, as organizações tem encontrado uma forma de valorizar as diferentescontribuições dos empregados na organização, assim como possibilitar a todos, estímulos para enfrentarem os desafios do cotidiano de trabalho.
Para exemplificar o sistema de remuneração por habilidades, há uma breve apresentação da situação e funcionamento do sistema dentro da empresa Serra.


Sistema de Remuneração por Habilidades para Trabalhadores Multifuncionais
A forma como a maioria dasorganizações remunera seus funcionários está adequando-os às novas formas de organização do trabalho e às expectativas dos funcionários.
Muitas empresas no Brasil estão buscando novas formas de remunerar. Uma das grandes necessidades das empresas é o desenvolvimento de sistemas de remuneração que contemplem uma resposta para o aspecto da multifuncionalidade dos funcionários e a aquisição de novascompetências no trabalho por parte dos mesmos.
Existe nas empresas a convicção pessoal de que um sistema de remuneração bem-estruturado pode representar uma poderosa ferramenta para melhoraria das relações de trabalho nas organizações, devendo cada vez mais ser aperfeiçoado.
Um modelo que se julgou adequado para resolver a questão da remuneração para o trabalhador multifuncional é o sistema deremuneração por habilidades.
* Remuneração por Habilidades
A remuneração por habilidades é uma forma de remuneração associada diretamente ao salário básico ou à remuneração fixa, e destina-se a recompensar o empregado pela demonstração, na prática, dos requisitos de habilidades exigidos pelo cargo; é uma forma de remuneração fixa que recompensa o empregado pelo seu desenvolvimento profissional,traduzido pela aquisição gradativa dos requisitos de capacitação e qualificações exigidas para o exercício do cargo. A remuneração por habilidades surgiu no final da década de 80, nos Estados Unidos e começou a ser introduzida no Brasil a partir da metade da década de 90.
Esse sistema de pagamento pode ser considerado o mais significativo avanço na administração salarial desde que foiintroduzido o modelo de Plano de Cargos e Salários, e tem como lógica principal: (a) ter uma estrutura hierárquica de cargos e salários, baseada no resultado combinado de avaliação de cargos e pesquisa de mercado; (b) ter faixas salariais divididas em níveis ou degraus, utilizados para permitir aumentos progressivos no mesmo cargo, tendo como critério, normalmente, a conjugação de tempo de serviço comalguns fatores de mérito (desempenho, conduta e outros).
A remuneração por habilidade recompensa o empregado por aquilo que ele sabe fazer. Os trabalhadores nesse sistema começam a trabalhar recebendo um valor-hora/base e recebem aumentos salariais em função das habilidades que adquirem e aplicam no trabalho. O sistema de remuneração por habilidades liga o desenvolvimento dos indivíduos à suaremuneração. Os funcionários que trabalham sob esse sistema têm seus salários relacionados às habilidades que são capazes de efetivamente utilizar. Assim, a remuneração deixa de estar vinculada ao cargo exercido para vincular-se diretamente à pessoa que o exerce.
Já a política de aumento salarial por mérito estimula mais a disciplina comportamental do que o desenvolvimento da competência...
tracking img