ATPS 2 e 3_ A classe Operaria vai ao paraiso e Documentario Bumbando e ilhas das flores - relatorio

1038 palavras 5 páginas
UNIEDUCAÇÃO – GO
ADMINISTRAÇÃO
CIENCIAS SOCIAIS

Historia, Conceitos e Evolução da Teoria da Contabilidade.

Goiânia – GO
ETAPA 2: A CLASSE OPERÁRIA VAI AO PARAÍSO
O filme A classe operária vai ao paraíso retrata o cotidiano de Lulu um operário muito dedicado e que sempre faz o possível para bater suas metas, sem se preocupar se as mesmas são justas ou não ou se trabalhar de forma excessiva irá ou não prejudicar a sua saúde.
Após sofrer com s perca de um dedo e não receber apoio trabalhista dos patrões Lulu resolveu organizar uma greve. Após a greve ele foi demitido por ter sido considerado um dos realizadores da greve e só teve seu emprego de volta depois de várias reedificações.
O filme retrata a precariedade do trabalho nas fábricas, das grandes jornadas de trabalho e do baixo salario, fragmentação do trabalho, desvalorização da mão de obra principais características do sistema capitalista que estamos inseridos.
O personagem principal do filme também apresentou problemas familiares decorrentes ao excesso de trabalho, estresse decorrentes as cobranças no trabalho e problemas de saúde que o personagem estava apresentando.
Assim com o no filme A classe operária vai ao paraíso as interações sociais existentes no cotidiano da sociedade atual são baseadas na sobrevivência humana através do trabalho, no acumulo de riquezas e a fuga da mão de obra barata (relação poder mão de obra).
Observando uma escola podemos analisar que inconscientemente os alunos que estão ali buscam uma formação para no futuro ter um emprego melhor, que valorize a sua mão de obra e que com o seu emprego ele possa acumular bens. E por sua vez as escolas tentam transmitir conhecimento, para contribuir para a formação de cidadão críticos –reflexivos capazes de perceber o processo capitalistas em que nossa sociedade está inserida.
Já na família as interações sociais também buscam o acumulo de riquezas e a valorização da mão de obra, percebemos que

Relacionados