Atps 2 multimidia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1713 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
3 Representação Digital de Imagens.

3.1 Sistemas de cores.

Sempre que vamos trabalhar com cores no computador, nos deparamos com essa dúvida, qual esquema de cores usarem? A resposta estará na finalidade do projeto que você estará trabalhando, vamos ver os detalhes de cada esquema abaixo:
CMYK é a sigla do sistema de cores formado por Ciano (Cyan), Magenta (Magenta), Amarelo (Yellow) ePreto (Black), a partir destas cores, primárias, Ciano, Magenta e Amarelo, obtêm todas as outras cores, porém só CMYK não reproduz fielmente tons mais escuros, sendo necessária a aplicação de preto. Este padrão é o mais utilizado pelas gráficas para a produção de materiais impressos: revistas, cartões de visitas, panfletos, etc.
RGB é a sigla do sistema de cores formado por Vermelho (Red), Verde(Green) e Azul (Blue). O propósito principal do sistema RGB é a reprodução de cores em dispositivos eletrônicos como monitores de TV e computador, datashows, scanners e câmeras digitais.
Sendo assim, para facilitar, podemos dizer que, para trabalhos que não serão impressos, devemos utilizar o padrão RGB, para trabalhos que serão impressos, CMYK.


Exemplo de comparação RGB / CMYK


3.2Sistema HLS (Hue, Luminance, Saturation).

HLS é um sistema de cores derivado dos conceitos definidos por Albert Munsell na primeira década do século XX.
É usado na área de agronomia e pedologia. Utiliza os conceitos de matiz (hue), pureza de cor e luminosidade (L). O Sistema presta uma descrição muito precisa da cor, dando suporte à comunicação de cor.
O HLS, associado ao HSV, são duasrepresentações relacionadas de pontos em um espaço de cores RGB, que tenta descrever a percepção das cores de forma mais acurada que no sistema RGB e ainda deixando-as computacionalmente simples. HLS representa matiz, saturação e luminância, enquanto que HSV representa matiz, saturação e valor. HLS ou HSL é um modelo comumente usado em aplicações de computação gráfica por causa da forma como as cores sãoemuladas neste modelo, que se aproxima mais de como o ser humano produz a percepção da cor.

Exemplo Sistema HLS

3.3 Sistema CIE (Commission Internationale d’Eclairage)

A modelagem dos sistemas de cor é essencial em Computação Gráfica, pois para a visualização de imagens em dispositivos de saída gráfica é necessária uma informação coerente e precisa para a representação da cor dos objetos ecenas visualizados.
A própria natureza dos dispositivos de saída gráfica, leva à existência de vários sistemas de cor, sendo interessante a possibilidade de conversão entre esses sistemas, o que se traduz matematicamente em mudanças de sistemas de coordenadas. Quando os sistemas são definidos através de bases vetoriais, (as cores primárias do sistema são representadas pelos vetores que formam abase) essa mudança se reduz a uma mudança de base no espaço vetorial.
O principal problema apresentado (mudança de coordenadas do sistema CIE-RBG para o sistema CIE-XYZ) consiste em uma transformação linear T: R 3→ R3 cuja matriz de transformação é determinada a partir de coordenadas conhecidas aos dois sistemas, e de um vetor comum aos dois (representando a cor branca), sendo este não afetadona transformação.
A Comissão Internacional da Iluminação (CIE) definiu por isso padrões que permitem definir uma cor independentemente dos periféricos utilizados. Para este fim, o CIE definiu critérios baseados na percepção da cor pelo olho humano, graças a um triplo estímulo.
Em 1931, o CIE elaborou o sistema colorimétrico xyY, que representa as cores de acordo com a sua cromaticidade (eixos xe y) e a sua luminância (eixo y). O diagrama de cromaticidade (ou diagrama cromático), com origem numa transformação matemática, representa na periferia as cores puras, ou seja, as radiações monocromáticas que correspondem às cores do espectro (cores do arco-íris), localizadas pelo seu comprimento de onda. A linha que fecha o diagrama (que fecha as duas extremidades do espectro visível)...
tracking img