Atps 1 e 2 sistema de banco de dados

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1394 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Etapa 1
Passo 1
Sistema Gerenciador de Banco de Dados (SGBD) é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma base de dados. Seu principal objetivo é retirar da aplicação cliente a responsabilidade de gerenciar o acesso, a manipulação e a organização dos dados. Com o tempo os SGBD’s passaram a ser utilizados de diferentes formas de representação oumodelo de dados como: hierárquico, em redes, relacional e orientado a objetos.
Pesquisamos conhecer alguns tipos de programas SGBD como MySQL e postgreSQL.
O postgreSQL é um dos resultados de uma ampla evolução que se iniciou com o projeto Ingres, desenvolvido na Universidade de Berkeley, Califórnia em 1982, no qual seu maior problema era a incapacidade de combinações de dados simples que formam umaúnica unidade. Após várias atualizações hoje o software tem adquirido prestígio na comunidade Linux, tendo recebido diversas vezes o prêmio Linux Journal Editor's Choice de melhor sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD).
O MySQL foi criado na Suécia por dois suecos e um finlandês: David Axmark, Allan Larsson e Michael "Monty" Widenius. Hoje seu desenvolvimento e manutenção empregamaproximadamente 400 profissionais no mundo inteiro, e mais de mil contribuem testando o software, integrando-o a outros produtos, e escrevendo a respeito dele. É atualmente um dos bancos de dados mais populares, com mais de 10 milhões de instalações pelo mundo.
Entre outros bancos de dados temos: IBM Informix, Firebird, HSQLDB, IBM DB2, mSQL etc.

Passo 2
Sistema Gerenciador de arquivos ougestor de ficheiros é um programa de computador usado para criar e organizar diretórios e arquivos em sistemas operacionais. O gerenciamento de arquivos tem como função: gerenciar espaços livres, criar e deletar arquivos, criar e deletar diretórios, mapear arquivos em disco, fazer a manipulação de arquivos e diretórios (dir, copy, cd, etc.)
Tomemos como exemplo a necessidade de inclusão de um novocampo em um arquivo, esta alteração implica na alteração de todos os programas que utilizam este arquivo.
O sistema possibilita uma redundância não controlada de dados e inconsistência ao permitir que em um sistema um dado seja alterado e esse mesmo dado não seja alterado em outro.
Sistema de Gerenciamento de Banco de Dados é uma coleção de programas que permitem ao usuário definir, construir emanipular Bases de Dados para as mais diversas finalidades.
Há separação entre programas e dados. No SGBD os acessos são escritos no banco de dados e os programas enviam comandos solicitando o acesso aos dados. Esse conceito é chamado de abstração de dados, que se caracteriza por uma independência entre programas e dados e entre programas e operações de manipulação de dados. São permitidas visõesdiferenciadas sobre a mesma base de dados para aplicações diferentes. É permitido acesso simultâneo de vários usuários ao mesmo dado. Essa simultaneidade é tratada através do gerenciamento da concorrência.
Passo 3
Modelo de dados é um subconjunto do modelo de implementação lógica e física dos dados persistentes no sistema e abrange qualquer comportamento definido no banco de dados, comoprocedimentos armazenados, triggers, restrições. Envolvendo uma serie de aplicações teóricas e praticas, visando construir um modelo de dados consistentes, não redundante e perfeitamente aplicável em qual SGBD moderno.
Modelo conceitual - Representa as regras de negócio sem limitações tecnológicas ou de implementação por isto é a etapa mais adequada para o envolvimento do usuário que não precisa terconhecimentos técnicos. Neste modelo temos :
• Visão Geral do negócio
• Facilitação do entendimento entre usuários e desenvolvedores
• Possui somente as entidades e atributos principais
• Pode conter relacionamentos n para m.
Modelo Lógico - Leva em conta limites impostos por algum tipo de tecnologia de banco de dados. (banco de dados hierárquico , banco de dados relacional ,etc.). Suas...
tracking img