Atp um neuro transmissor

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (693 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATP UM NEUROTRANSMISSOR???

Um dos primeiros e mais duradouros conceitos ensinados à maioria dos alunos nas aulas de biologia é que todas as células vivas usam uma pequena molécula chamadaadenosina trifosfato (ATP) como combustível. Essa reserva universal de energia conduz as reações biológicas e permitem as células funcionarem e florescerem. Porém, poucos sabem que a molécula, talvez maisproduzida e consumida no corpo humano, tem também uma função completamente separada, mas não menos essencial fora da célula: ela é uma importante sinalizadora que permite a comunicação entre células etecidos do corpo.
Foi com Burnstock, um neurofisiologista australiano, em 1962, estudando nervos que controlam o tecido muscular liso que começaram as primeiras evidencias de que a condução nervosanão estava sendo feita pelos neurotransmissores tradicionais, acetilcolina e a noradrenalina e sim por moléculas de ATP. Por meio de experimentos em que se bloqueavam as transmissões dosneurotransmissores clássicos conseguiu-se demonstrar que qualquer sinalização continua dos nervos para os músculos tinha de ser levada pelo ATP, provando depois de uma década a existência de nervos purinérgicos queliberam ATP como neurotransmissor.
Todavia, apesar dos muitos dados revelando o ATP como um neurotransmissor muitos neurofisiologista continuaram céticos e achavam improvável a existência de umamolécula tão onipresente no nosso organismo desempenhando um papel tão especifico. E, além disso, toda molécula sinalizadora deve ter seu receptor na célula de destino que até então não tinha sidoencontrada. Então começaram as buscas pelos receptores purinérgicos (purinérgicos devido a ATP ser composta por uma purina) e em 1978 surgiu a primeira proposta para a existência do receptor de ATP P2 com seussubtipos P2x e P2y e do receptor de adenosina P1.(vide figura acima)

Assim, duas amplas classes de receptores foram identificadas e também seus muitos subtipos que vieram a ser descoberto com...
tracking img