Atos e fatos contabeis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (452 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATOS CONTÁBEIS, é uma ação praticada pela administração que não provoca (podendo vir a provocar) alteração qualitativa e/ou quantitativa no patrimônio da entidade, portanto, a princípio, nãointeressa à contabilidade.

Como exemplos deste atos, temos: Admissão de empregados, assinaturas de contratos de seguros, o aval (garantia) dada em títulos, etc. etc.
Casos estes atos sejam registradoscontabilmente, utilizaremos um tipo especial de contas que são denominadas CONTAS DE COMPENSAÇÃO, que são utilizadas aos pares e não alteram o Patrimônio.

FATOS CONTÁBEIS, é aquele que provocamodificação no Patrimônio da entidade, sendo, por isso, objeto de contabilização através de conta patrimonial ou conta de resultado, podendo ou não alterar o Patrimônio Líquido.
Ex: compras, vendas,direitos adquiridos, obrigações assumidas, receitas e despesas reconhecidas.
Classificação:
-Permutativo
-Modificativos
-Mistos
FATOS PERMUTATIVOS
São os fatos que alteram a composição qualitativados elementos que integram o Patrimônio sem, no entanto, afetar sua substância líquida.
1-Permutativo ativo: Envolvem apenas os elementos (contas) do Ativo (bens x direitos).
Ex:Compras ou vendas àvista; Recebimentos de direitos.
2-Permutativo Passivo: Envolvem apenas elementos (contas) do Passivo (obrigações).
Ex:Retenções efetuadas sobre os salários dos empregados na folha de pagamento.3-Permutativo Ativo/Passivo acarretando aumento no Patrimônio Bruto: Envolvem contas do Ativo e do Passivo ao mesmo tempo, acarretando aumento no Patrimônio Bruto sem interferir no Patrimônio Líquido.Ex: Compras à Prazo; Obtenção de empréstimo Bancário.
4-Permutativo Ativo/Passivo, acarretando diminuição no Patrimônio Bruto: Envolvem contas do Ativo e Passivo ao mesmo tempo, acarretandodiminuição no patrimônio bruto, sem interferir no Patrimônio Líquido.
Ex: Pagamento de obrigações com fornecedores (Duplicatas; Notas promissórias; etc.)
FATO MODIFICADO OU QUANTATIVO
São aqueles que...
tracking img