Atos e fatos administrtivos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (694 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atos e Fatos Administrativos.
Todo ou qualquer fenômeno ocorrido no âmbito de uma empresa, quer tenham sido realizados ou não pela sua administração, são classificados como atos administrativos oucomo fatos administrativos. Vamos por meio deste trabalho mostrar alguns exemplos, e como ocorrem esses acontecimentos dentro das empresas.
ATOS ADMINISTRATIVOS.
Sabemos que os acontecimentos numaempresa podem ou não alterar o seu patrimônio, aos acontecimentos que não alteram o patrimônio são chamamos de atos administrativos. Portanto os atos administrativos são aqueles que ocorrem naempresa e que não provocam alterações no Patrimônio. Sendo assim, não são contabilizados, pois, uma vez que não alteram o patrimônio da empresa não necessitam de contabilização.
Exemplos AtosAdministrativos que não Alteram o patrimônio das empresas:
Admissão de funcionários;
* Assinatura de um contrato de seguros patrimoniais;
* Envio de duplicatas a receber ao banco para cobrança simples.Alguns Atos Administrativos podem no futuro provocar alterações no patrimônio da empresa, são atos considerados relevantes e devem ser registrados pela contabilidade por meio de contas decompensação. Contas essas que é um controle à parte do sistema patrimonial, ou seja, enquanto as contas que compõem o patrimônio da empresa como um todo (ativo, passivo e o patrimônio líquido), as contasde compensação abrange contas que servem exclusivamente para controle, sem fazer parte do patrimônio, podendo servir como fonte de dados para transmitir determinadas informações a terceiros. O uso dascontas de compensação é recomendável, para as finalidades de controle interno, para registro de possíveis alterações patrimoniais futuras e como fonte de dados para a elaboração de notasexplicativas.

Exemplos de Atos Administrativos considerados relevantes:

* Aval de títulos: Ocorre quando a empresa avaliza títulos para terceiros, esse ato coloca em risco o patrimônio da empresa,...
tracking img