Atos prodessuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 16 (3940 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1- SINOPSE DO FILME “ALEXANDRE, O GRANDE”
O filme “Alexandre, o Grande” trata-se de um épico histórico, onde nos é apresentado a vida e glória de Alexandre, o Grande. O filme retrata a infância, a adolescência(ao qual foi instruído por Aristóteles) e a assunção deste rei ao trono da Macedônia, após o assassinato do seu pai, o Rei Felipe, o Caolho.
O elenco conta com o ator Colin Farrel nopapel principal, com a atriz Angelina Jolie que interpreta a mãe Olympia (com que Alexandre tem uma relação de amor e ódio), e o roteiro foi escrito por Oliver Stone juntamente com Christopher Kyle e Laeta Kalogridis.

2- RESENHA DO FILME “ALEXANDRE, O GRANDE”

       O filme retrata a vida de um grande conquistador que viveu por volta de 490 a.C, o que mais nos choca no filme, sem dúvida, são ascenas que retratam a educação grega pautada na filosofia e fortemente militarizada.
      O sonho que Alexandre tinha de conquistar o mundo também estava respaldado na vontade que este tinha de fazer com que este modelo de educação fosse difundido entre os povos.
     Alexandre fora um nobre educado para ser guerreiro, quando criança, era obrigado a lutar com semelhantes, porém, nestasbatalhas, perdedores e vencedores se respeitavam. Talvez, por isso Alexandre sempre devolvia as cidades conquistadas aos reis derrotados, fazendo deles, aliados.

   A obra também nos faz refletir sobre como a educação dada a uma criança pode refletir em sua personalidade, no caso de Alexandre, este presenciou os dois extremos: de um lado a mãe o incentivava a ser um guerreiro forte e vencedor; dooutro, um pai que o subestimava.
  A nosso ver, a megalomania de Alexandre está totalmente ligada ao desejo que este tinha de mostrar ao pai (embora este já estivesse morto antes das conquistas territoriais começarem) que podia ser um vencedor, e a mãe, que ele (Alexandre) havia se tornado o filho que ela sempre quis ter

Fica difícil analisar a produção de 1956 "Alexander The Great", dirigida porRobert Rossen, sem recheá-la de comparações com a produção de 2004 dirigida por Oliver Stone, principalmente, pelas diferenças fundamentais entre as duas. Mas vamos tentar minimizar esse fato embora não nos desvinculando totalmente de efetuarmos comparações. 
 
Rossen, em nome da dramaticidade e dos costumes da época em que o filme foi realizado, afastou-se das fontes históricas de uma maneiramaior do que o bom senso possa permitir ou validar. Não vamos detalhar alguns aspectos históricos, para não estendermos muito a resenha e dentro da premissa que os interessados que aqui acessarem são conhecedores dos detalhes históricos da trajetória de Felipe II e Alexandre O Grande.
 
O Alexandre de Rossen violou fatos, laços de família e locais de uma maneira que coloca a narrativacompletamente divorciada da história em que pese, como não poderia deixar de fazer, manter pontos essenciais da vida de Alexandre desde seu nascimento até a morte.
 
Alexandre é retratado pelo ator Richard Burton, não só na fase adolescente, durante sua educação por Aristóteles, como na fase adulta, já como companheiro de seu pai e posteriormente rei. Isso talvez tenha colocado uma responsabilidademaior na interpretação de Burton que não me pareceu muito bem no papel do Alexandre jovem, mas melhorando seu desempenho na segunda parte do filme quando Alexandre assume como Rei da Macedônia.
 
Os problemas de falta de fidelidade  histórica começam bem cedo, quando Alexandre acompanha seu pai, Felipe II, na batalha de Queronéia contra Atenienses e Tebanos. Em uma cena inventada por Rossen,Alexandre salva seu pai de morrer em plena batalha. Um fato não relatado por qualquer dos  historiadores antigos de Alexandre e que, dificilmente, poderia ter acontecido em razão da disposição física entre eles nessa batalha. Alexandre comandou sua cavalaria composta por seus companheiros na ala esquerda macedônia enfrentando diretamente o batalhão sagrado tebano, enquanto seu pai se posicionava na...
tracking img