Atos ilicitos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (406 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 28 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atos Ilicitos
Atos ilícitos
As disposições sobre os atos ilícitos, no Código Civil, são encontradas nos seguintes artigos:

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002
Art. 186. Aquele que, poração ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito e causar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito.

Art. 927. Aquele que, por ato ilícito (arts. 186 e187), causar dano a outrem, fica obrigado a repará-lo.

  Dispõe o artigo 186 do diploma civil 858i84i que aquele que, por ação ou omissão voluntária, negligência ou imprudência, violar direito oucausar dano a outrem, ainda que exclusivamente moral, comete ato ilícito. A verificação da culpa e a avaliação da responsabilidade regulam-se pelo disposto nesse código, nos artigos 927 a 943 e 944 a954.
            Ato ilícito é, portanto, a infração ao dever de não lesar outrem. A lesão abarcada pelos dispositivos legais trata-se daquela que cause dano, tanto de natureza patrimonial quanto denatureza moral.
            O referido artigo advém de uma das principais fontes do direito romano, onde diz: Dar a cada um oque é seu, viver honestamente e não causar dano a outrem, impõe a todas aspessoas o dever de não lesar outrem “neminen laedere”. Todo aquele que causa um dano deve repará-lo, desde que a vítima prove que o causador do dano agiu com culpa. Assim, o diploma civil pátrioadotou, como regra, a teoria subjetiva, segundo a qual deve-se proceder na análise da existência de culpa do agente.
            A "culpa" pelos atos ilícitos, a que se refere o artigo 186, tem sentidoamplo, abrangendo tanto o dolo quanto a culpa em sentido estrito (imprudência, negligência ou imperícia) e recebe a denominação de culpa aquiliana, em decorrência de sua origem (Lex Aquilia).            Em alguns casos, o ato poderá ser ilícito tanto na esfera civil quanto na penal, podendo, ainda, ser somente um ilícito penal. Entretanto, deve-se salientar que, na maioria das vezes, o ilícito...
tracking img