Atores digitais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1425 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de setembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO 4
2. Um Breve Histórico da Computação Gráfica 4
3. APLICAÇÃO DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA NO CINEMA 5
4. ATORES DIGITAIS 6
5. CONCLUSÃO 7
6. BIBLIOGRAFIA 7


1. INTRODUÇÃO

Não seria possível falar de atores digitais sem antes falarmos da computação gráfica, sua origem, história, aplicação e como seu uso vem revolucionando a indústria cinematográfica.
Aofalarmos da computação gráfica, estamos nos referindo a uma técnica que se torna cada vez mais presente na indústria do cinema e da televisão. É cada vez mais visível o uso da computação gráfica em simples comerciais para a televisão, nas mais banais novelas adolescentes, em filmes com orçamento limitado ou em grandes produções cinematográficas. Uma tendência polêmica que essa explosão do uso dacomputação gráfica traz são os "atores digitais", seres que para muitos simbolizam o futuro da indústria audiovisual e que para outros são simplesmente uma moda passageira.

O objetivo desta pesquisa é mostrar que a computação gráfica e a indústria cinematográfica se tornarão grandes aliados, possibilitando a produção e utilização de animação digital e efeitos especiais em geral, popularizando tambémuma recém criada categoria de animação foto-realística, os “atores digitais”.
2. Um Breve Histórico da Computação Gráfica

A computação gráfica surgiu inicialmente da necessidade humana para a visualização de dados, e assim como o computador, foi desenvolvida para fins bélicos. Em 1940, cientistas que trabalhavam para o governo dos EUA começaram a utilizar computadores militares para furarpapéis, a fim de imprimir gráficos; posteriormente, utilizou-se um tubo de raios catódicos para representar linhas e formas. A partir disso, em 1955, o comando de defesa aérea dos Estados Unidos desenvolveu o sistema de monitoramento e controle de vôos SAGE (Semi-Automatic Ground Enviroment), utilizando o Whirlwind I - considerado o primeiro computador a possuir recursos gráficos - como plataforma.

Em1959, Verne Hudson criou o termo Computer Graphics, e a computação gráfica se popularizou e começou a ser utilizada em outros setores. Com o crescimento repentino, ela passou a ter um maior uso comercial, sendo então criado o primeiro jogo de computador, o Spacewars, e mais tarde o primeiro console caseiro, o Odissey. Em 1963 surge o primeiro sistema comercial de CAD (DAC-1), e nesse mesmo ano,Ivan Sutherland, professor do departamento de Ciência da Computação da University of Utah, apresenta um sistema de desenho interativo de primitivos gráficos 2D baseado em caneta luminosa. Cinco anos depois, juntamente com seu colega David Evans, Ivan funda a Evans & Sutherland, a primeira companhia de computação gráfica da história. Daí não demorou muito para que a indústria cinematográficacomeçasse a utilizar computadores para adicionar efeitos especiais em filmes de grande porte. Em 1966, surge a MAGI, a primeira empresa de produção de animações e efeitos especiais.
3. APLICAÇÃO DA COMPUTAÇÃO GRÁFICA NO CINEMA 

Hoje em dia não se pode imaginar uma superprodução do cinema sem todos aqueles efeitos visuais fantásticos que a computação gráfica proporciona isso se deve em grandeparte a George Lucas. O visionário diretor de Star Wars foi o primeiro a fazer uso de recursos gerados pelo computador em seu filme, em 1977. E, apesar do longa conter apenas uma cena em computação gráfica - que durou 40 segundos e demorou cerca de 12 semanas para ficar  pronta - foi o suficiente para os grandes estúdios perceberem o potencial dessa nova tecnologia. Os efeitos visuais começaram a setornar cada vez mais presentes nas novas produções, levando inclusive a Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood a criar o Oscar de Efeitos Especiais, ainda em 1977. A partir daí, o cinema começou a explorar essa nova tendência e diversos estúdios, como a Lucas Filme, de George Lucas, começaram a se concentrar no desenvolvimento de novos softwares e hardwares específicos para...
tracking img