Atores Das Pol Ticas P Bicas E O Papel Do Mun Cipio

707 palavras 3 páginas
Atores das Políticas Púbicas e o Papel do Munícipio

Atores de Política Pública Política Pública
É um sistema de decisões públicas que, visa a ações ou omissões, preventivas ou corretivas, destinadas a manter ou modicar a realidade de um ou vários setores da vida social, por meio da definição de objetivos e estratégias de atuação e da alocação dos recursos necessários para atingir os objetivos estabelecidos (SARAVIA, 2006)

Atores da Política Pública
O Atores de Políticas Públicas O Grupos que integram o Sistema Político, apresentando reivindicações ou executando ações, que serão transformadas em Políticas Públicas.
Soc. Civil -> <-Publica

Atores da Política Pública O Estatais- oriundos do Governo ou do Estado. O São aqueles que exercem funções públicas no Estado, tendo sido eleitos pela sociedade para um cargo por tempo determinado (os políticos), ou atuando de forma permanente, como os servidores públicos (que operam a burocracia).

Atores da Política Pública
O Privado - oriundos da Sociedade Civil. São aqueles que não possuem vínculo direto com a estrutura administrativa do Estado.

Atores das Políticas Públicas Fazem parte desse grupo:
O A imprensa;
O Os centros de pesquisa;
O Os grupos de pressão, os grupos de interesse e os lobbies;
O As entidades de representação empresarial;
O Os sindicatos patronais;
O Os sindicatos de trabalhadores;

Competências Municipais O As Competências Municipais O A Constituição Federal de 1988 define as competências de atuação de todos os entes que compõem a federação. O O artigo 23 atribui comumente à União, aos Estados, ao Distrito Federal a aos Municípios as seguintes competências, dentre outras: O II cuidar da saúde e assistência pública, da proteção e garantia das pessoas portadoras de deficiência;

Competências Municipais
O III proteger os documentos, as obras e outros bens de valor histórico, artístico e cultural, os monumentos, as paisagens naturais notáveis e os sítios arqueológicos; O V proporcionar meios

Relacionados