Atomistica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (702 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ATOMÍSTICA

Atomística é o estudo da estrutura da matéria.
Na época dos filósofos gregos (séc V a.C) surgiu o conceito o átomo (partícula indivisível). Hoje sabemos que o átomo é formado poroutras subpartículas – prótons, elétrons e nêutrons - que estão presentes em duas regiões distintas no seu interior – núcleo e eletrosfera.

A evolução do conceito de átomo

Leucipo e Demócrito
Noséc. V a.C., filósofos gregos propuseram ser a matéria divisível até chegar a uma partícula que não mais poderia ser a matéria divisível até chegar a uma partícula que não mais poderia ser dividida e queseria a unidade fundamental da matéria, a qual chamaram de átomo (a= não; tomos=divisível). Seria maciço e esférico.

Dalton
Baseado em experimentos realizados no final do século XVIII, retomouteoria atômica e fez as seguintes considerações em 1803:
* O átomo é maciço e indivisível (bola de gude, bola de bilhar);
* Átomos iguais são de um mesmo elemento químico;
* Durante asreações, os átomos se separam e se reagrupam, formando novas substâncias.

Thomson (1898)
Analisando as experiências com descargas elétricas em gases rarefeitos (em pequenas quantidades), nas quaisficou evidenciada presença de cargas positivas e negativas no interior do átomo,propôs o modelo que ficou conhecido como pudim de passas ou panetone. Assim, o átomo seria uma esfera positiva edescontinua com cargas negativas (passas), entremeadas em seu interior e em número igual ao das cargas positivas.

Rutheford (1911)
Aproveitando os elementos radioativos descobertos no inicio do século,montou a experiência esquematizada abaixo para bombear uma lamina de ouro com partículas α (alfa), que são positivas e têm massa.
O átomo apresenta um núcleo, onde se localizam as cargas positivas(prótons), e uma eletrosfera, onde se localizam as cargas negativas (elétrons).

Niels Böhr (1913)
Seus postulados são:
* As orbitas dos elétrons ao redor do núcleo circular;
* Cada orbita...
tracking img