Atomismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (656 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Parte do pressuposto de que a realidade pode ser descomposta em partes, tais partes serão decompostas até uma parte indivisível, elementar e, portanto não mais redutível entendido como o elementoúltimo do mundo (átomo).
A concepção da teoria atômica foi à base do pensamento e da consequente tentativa de explicar o mundo pela visão mecânica.
Em Abbagnano (2000) encontram-se referências a estaao afirmar “Leucipo e Demócrito elaboraram a seguinte noção do sec. V a. C.; o átomo é um elemento corpóreo, invisível pela sua pequenez e não divisível. Os átomos diferem só pela forma e pelagrandeza; unindo-se e desunindo-se no vácuo, determinam o nascimento e a morte das coisas, e dispondo-se diferentemente determinam a sua diversidade. Aristóteles comparou-os às letras do alfabeto, que diferementre si pela forma e dão lugar a palavras e a discursos diferentes, dispondo-se e combinando-se diferentemente.”

• Na idade media o pensamento científico ocidental estava ainda forte e amplamentedominado pela concepção de mundo baseada na doutrina da igreja católica, ou seja, a visão teológica. Remetia-se nesta concepção, as explicações dos fenômenos do mundo para uma entidade superior(Divindade – o sagrado) que incluía um pensar de cunho Geocentrista (a terra vista como centro ao redor da qual giravam os demais planetas; à concepção da divindade semelhante ao ser humano “à sua imagem esemelhança” ). Era, portanto uma época na qual o pensamento estando subordinado à teologia, não se admitia a 13 pesquisas que pudesse levar a descoberta de explicações que lançassem luz sobre odesconhecido, sendo os que dela, igreja, divergiam submetidos aos rigores da inquisição amplamente conhecidos.
• As qualidades dos corpos dependem, portanto, da configuração, da ordem ou do movimento dosÁtomos.

Princípio do Pensamento Analítico – Proposta de Renê
Descartes (Cartesianismo)

• Decompor (análise) até a menor partícula
• Analisar, estudar, compreender a partícula
• A partir...
tracking img