Ato infracional

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1307 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Sistema de Ensino Presencial Conectado
serviço social

ROSANGELA MARIA MELQUIADES
SELIA DE CASTRO FERNANDES

A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

Uruaçu-go
2011
ROSANGELA MARIA MELQUIADES
SELIA DE CASTRO FERNANDES

A TRAJETÓRIA DO SERVIÇO SOCIAL NO BRASIL

Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplinaInterdisciplinar.

Professores:Adarly Rosana Goes
Sergio de Goes Barboza
Lisnéia Rampazzo,
Marcia Bastos

Uruaçu-go
2011
RAICHELIS, Raquel. Legitimidade Popular e Poder Público. São Paulo, Cortez, 1998.

Na obra em questão autora procura retratar a trajetória do serviço social no Brasil. e seus procedimentos metodológicos, destacando oserviço social e a luta dos profissionais a favor dos interesses opostos.

O trabalho terá inicio no II capitulo a trajetória do serviço social no Brasil e subdividido em dois subtítulos a reconstrução histórica do serviço social e suas relações com as classes sociais; a busca de novas bases de legitimidade do exercício profissional.

O serviço social em todo o seu contexto procura explicar o queé essa profissão e mostrar o pensamento oficial em favor do mesmo. O serviço social, historicamente se uniu as práticas religiosas da Igreja católica colaborando nas questões sociais e se desempenhando ao máximo no auxilio aos pobres. Passou a ser notada devido às relações que mantinha entre o capital e o trabalho. Nos anos de 1050 deu inicio a um trabalho de desgaste das bases de sustentação nomundo inteiro.
O serviço social teve origem e se desenvolveu devido os pensamentos do conservadorismo, tendo o estilo de pensar, agir e vivenciar o serviço social tradicional mediante um cenário que está se desenvolvendo, onde os jovens profissionais fazem parte dos trabalhos comunitários e questionam a historia da profissão, exigindo seus direitos em um novo padrão cultural tendo como objetivoas tão esperadas mudanças sociais.
O apostolado social se desenvolve com a mobilização do movimento leigo e sua organização no bloco católico cujo objetivo é fazer parte do dia-a-dia dos trabalhadores, mostrar seu valor e sua dignidade.
As leis sociais e o serviço social são originados da necessidade de estabelecer um mecanismo de controle social através da atuação direta perante o operariado.Com a fundação das escolas especializadas dos serviços sociais em todo o território brasileiro, o centro da erradicação dos núcleos de São Paulo e Rio de Janeiro foram os serviços profissionais de um novo agente que se tornam recrutas pelo Estado e também pela empresa privada que tem um papel de destaque dentro da divisão social e técnica do trabalho.
A ação assistencial tem o carátermodernizador como exigência de instrumento técnico-metodologico que procura conseguir o consentimento e adesão para programar o processo de tratamento tendo como objetivo a adequação social. Sendo assim, a pratica assistencial que vai além de uma ação curativa procura mudar o instrumento de caráter ideológico que idealiza os problemas sociais tornando-os instrumentos apropriados para o tratamento social.Os problemas de políticos, de questões morais, de efeitos políticos, muitas das vezes se tornam neutralizadores de conflitos de classe mistificando as causas reais dos problemas sociais.

O período de redemocratização faz com que o caráter industrializante da política econômica do governo e a supremacia crescente da burguesia industrial no método aumente as atividades produtivas. Ao mesmo tempo.“a política de confisco salarial adotada pelo governo era, de fato, uma política de confisco salarial. Assim, enquanto ocorria uma redistribuição altamente regressiva da renda. (...) aumentava a taxa de lucro e acentuava-se o processo de acumulação do capital do setor privado”. (Ianni, 1979: 101).

O crescimento visível do proletariado, assim como a mudança na formação e agrupamento de...
tracking img