Ato de Estudar

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (339 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Para Paulo Freire, a bibliografia deve atender ou despertar o desejo de aprofundar os conhecimentos naqueles a quem se oferece determinada obra. Se ela não corresponder essasexpectativas, se ela não conseguir desafiar o leitor e torna uma frustração, sendo apenas mais um.
As intenções da elaboração de uma bibliografia devem respeitar a três partes: a quem se dirige abibliografia, aos autores citados e a ele mesmo responsável pela criação, pois sugestão de leitura deve ter como preocupação fundamental, saber o quê e o por quê de sugerir determinadolivro.
O Estudante deve ter uma posição crítica e sistemática, e isso só se conquista na prática. O que não é estimulado pela educação “bancária”, que tira dos educandos a curiosidade,o espírito investigador e a criatividade. Fazendo com que a leitura fique de modo mercanico e basicamente uma memorização, não aprendizado.
O ato de estudar é uma atitude frente aomundo, nele, o estudante deve assumir o papel de sujeito e deve ter humildade frente ao saber, primeiramente buscar a compreensão do assunto, e depois ter um posicionamento sobre o que foidado.
Segundo Freire, o ato de ler só se realiza mediante um espaço de relação dialógica com o autor, onde o tema é a chave. A leitura exige bastante concentração, exigindo umdistanciamento das coisas externas e uma reflexão sobre o que se está lendo. Só podendo ser realizado através de procedimentos como: análise, síntese, interpretação e juízo crítico.
É necessário umespaço de tempo, que varia para cada tipo de pessoa, para que se possa decodificar e assimilar o que está sendo passado pelo texto. Com isso, para descobrirmos a mensagem de um texto demodo abrangente, devemos seguir algumas disciplinas de trabalho: delimitar a unidade de leitura; e ler repetidas vezes o mesmo texto; tudo isso para obter a melhor compreensão.