Atmosferas2

1265 palavras 6 páginas
Livro Atmosferas - Peter Zumthor
Diego Riani
Teoria I
Zumthor fala-nos que existe um efeito recíproco entre as pessoas e as coisas. É com isto que ele se identifica como arquiteto. É a paixão dele; para Peter, existe uma magia no real,no entanto ele conhece bem essa magia dos pensamentos.E a paixão dos pensamentos belos. Conta-nos daquilo que muitas vezes ele acha ainda mais incrível: a magia do verdadeiro e do real.
Onde ele observa a si próprio e é isso que ele nos conta nesses nove mini-capítulos, o que encontrou, o que lhe move quando tenta criar essa atmosfera das suas casas.
Mostra-nos o jogo de dar e receber nas suas obras entre o espaço e o envolvente onde sobressai de imediato o conceito de atmosfera, num ambiente numa disposição do espaço construído de modo que comunica com os observadores, habitantes, vizinhança, visitantes e na forma com que os contagia. Para Peter Zumthor, os lugares e casas cuidam do homem, que o deixam viver bem e o apoiam discretamente.
Ligado ao sentido do tato, está o corpo da arquitetura , “como uma massa corporal, uma membrana, um tecido, um tipo de cobertor, pano, veludo, seda que a circunda".Peter considera como mais importante e maior segredo juntar as coisas do mundo e os materiais do mundo e criar um espaço, e senti-la de uma forma física .
Para Peter Zumthor, o corpo da arquitetura deve ser entendido como a sua própria anatomia , o fato de se poder toca-la.
A consoância dos materiais é o grande segredo dele, a sua grande paixão, e sente uma alegria sempre renovada,achando muito importante a quantidade de recursos que um só material nos oferece e se pensar-mos por exemplo numa pedra, pode ser cerrada, moê-la, furá-la, dividi-la ou poli-la, cada vez será algo diferente, se olharmos de um jeito onde luz e sombra criam seu efeito essa pedra parecerá diferente. Há muitas possibilidades em um único material, mas, juntos, os materiais irradiam e criam algo originalmente novo, existindo para eles uma proximidade crítica.
Já o som

Relacionados

  • Corrosao Galvanica
    2213 palavras | 9 páginas