Atmosfera e clima

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2779 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Atmosfera e Clima

INTRODUÇÃO
Uma atmosfera é uma camada de gases que envolve um corpo material com massa suficiente, mas nem sempre. Os gases são atraídos pela gravidade do corpo e são retidos por um longo período de tempo se a gravidade for alta e a temperatura da atmosfera for baixa. Alguns planetas consistem principalmente de vários gases e portanto têm atmosferas muito profundas (umexemplo seria os planetas gasosos).
A atmosfera da Terra é uma mistura de nitrogênio (78%), oxigênio (21%) e pequenas proporções de outros gases, como o dióxido de carbono. Logo que o planeta se formou, no entanto, não existia oxigênio, apenas os gases do primitivo Sistema Solar.
O clima compreende um padrão dos diversos elementos atmosféricos  que ocorrem na atmosfera da Terra. Fenômenoscomo frentes frias, tempestades, furacões e outros estão associados tanto às variações meteorológicas preditas pelas leis físicas determinísticas, assim como a um conjunto de variações aleatórias dos elementos meteorológicos (temperatura, precipitação, vento, umidade, pressão do ar) cuja principal ferramenta de investigação é a estatística.

DESENVOLVIMENTO DO TRABALHO
*Atmosfera:
Composição
 A atmosferarepresenta 0,0001% da massa total da Terra e constitui-se por diversos componentes, dentre os quais destacamos: nitrogênio diatômico (N2) com 78%, o oxigênio diatômico (O2) com 21% e argônio (Ar) com 1%. Essa mistura apresenta-se não reativa na baixa atmosfera mesmo em temperaturas e intensidade solar muito além daquelas encontradas na superfície da Terra. É importante saber que independentementedo ar estar limpo ou não, podem ocorrer muitas reações ambientalmente importantes.
       Normalmente o ar possui de 1 a 3% de vapor de água em volume, partículas sólidas em suspensão, além de uma grande variedade de pequenas quantidades gases a níveis de 0,002%, inclusive neônio, hélio, metano, kriptônio, óxido nitroso, hidrogênio, xenônio, dióxido de enxofre, ozônio, dióxido de nitrogênio,amônia e monóxido de carbono. 
       O conteúdo de vapor de água da atmosfera é variável. O vapor condensa-se rapidamente sob as condições de temperaturas predominantes na superfície terrestre, de modo que sua concentração no ar depende da temperatura e da proximidade de massas líquidas, como os oceanos. Se a temperatura média da superfície terrestre fosse maior que a atual, os oceanos seevaporariam e a composição da atmosfera seria drasticamente alterada pela adição de uma grande quantidade de vapor de água. Por isso não podemos esquecer da massa oceânica quando consideramos a quantidade de vapor de água na composição da atmosfera.
       Muitos dos componentes da atmosfera são de suma importância para a vida na Terra, são eles:
O2-->Metabolismo (respiração).
CO2-->Fotossíntese.N2-->Nutrientes para plantas.
H2O-->Controle do clima (circulação da água).

Origens
A Terra nasceu da colisão de planetesimais, pequenos corpos sólidos formados a partir da poeira cósmica e do gás da nebulosa solar, que se agregaram gradualmente. À medida que crescia o planeta assim formado, os gases presos em seu interior escapavam e o envolviam, originando a atmosfera. Por fim, cresceram plantas,que liberavam oxigênio, e a atmosfera evoluiu até se tornar o espesso manto de ar que é hoje.

Camadas Atmosféricas
Troposfera
É a camada da atmosfera em que vivemos e respiramos. Ela vai do nível do mar até 12 km de altura. É nesta camada que ocorrem os fenômenos climáticos (chuvas, formação de nuvens, relâmpagos). É também na troposfera que ocorre a poluição do ar. Os aviões de transportede cargas e passageiros voam nesta camada.
As temperaturas nesta camada podem variar de 40°C até –60°C. Quanto maior a altitude menor a temperatura.

Estratosfera
Esta camada ocupa uma faixa que vai do fim da troposfera (12 km de altura) até 50 km acima do solo. As temperaturas variam de –5°C a –70°C. Na estratosfera localiza-se a camada de ozônio, que funciona como uma espécie de filtro...
tracking img