Atm - asynchronous transfer mode

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1039 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Introdução :
A tecnologia Asynchronous Transfer Mode – ATM foi desenvolvida devido às tendências na àrea de redes. O parâmetro mais relevante é o grande número de serviços emergentes de comunicação com diferentes, algumas vezes desconhecidas, necessidades e características.
Nesta era da informação, usuários requisitam cada vez mais um número grande de serviços. Dentre estes serviços que sãoesperados no futuro podemos citar alguns deles: High Definition TV – HDTV, vídeo conferência, transferência de dados com alta performance, multimídia, videofonia, biblioteca de vídeos, educação a distância, vídeo sob demanda e telemedicina. Este largo espectro de serviços introduz a necessidade de uma rede universal com uma flexibilidade suficiente para suportar esta demanda.
Dois outros fatores queestão relacionados com o desenvolvimento da tecnologia ATM são a rápida evolução das tecnologias de semicondutores e componentes ópticos e a evolução das idéias de concepção de sistemas de comunicação que transfere para a borda da rede as funções complexas de transporte da informação;

ASYNCHRONOUS TRASNFER MODE - ATM
1. O que é ?
O ATM é uma tecnologia de comunicação de dados de altavelocidade usada para interligar redes locais, metropolitanas e de longa distância para aplicações de dados, voz, áudio, e vídeo.
Basicamente a tecnologia ATM fornece um meio para enviar informações em modo assíncrono através de uma rede de dados, dividindo essas informações em pacotes de tamanho fixo denominados células (cells). Cada célula carrega um endereço que é usado pelos equipamentos da redepara determinar o seu destino. A tecnologia ATM utiliza o processo de comutação de pacotes, que é adequado para o envio assíncrono de informações com diferentes requisitos de tempo e funcionalidades, aproveitando-se de sua confiabilidade, eficiência no uso de banda e suporte a aplicações que requerem classes de qualidade de serviço diferenciadas.

1.1 Histórico
No fim da década de 80 e início dadécada de 90, vários fatores combinados demandaram a transmissão de dados com velocidades mais altas:
• A evolução das redes transmissão para a tecnologia digital em meios elétricos, ópticos e rádio;
• A descentralização das redes e o uso de aplicações cliente / servidor;
• A migração das interfaces de texto para interfaces gráficas;
• O aumento do tráfego do tipo rajada (bursty) nasaplicações de dados e o consequente aumento do uso de banda;
• O aumento da capacidade de processamento dos equipamentos de usuário (PCs, estações de trabalho, terminais Unix, entre outros);
• A demanda por protocolos mais confiáveis e com serviços mais abrangentes.
Nessa época consolidava-se o desenvolvimento das tecnologias ISDN e Frame Relay. Entretanto, a crescente necessidade de uso banda e declasses de serviços diferenciadas, de acordo com o tipo de aplicação, levou ao desenvolvimento das tecnologias ATM e B-ISDN (Broadband-ISDN), com padrões e recomendações elaborados por órgão internacionais de Telecomunicações e suportados pela indústria mundial.

1.2 Rede ATM
Uma rede ATM é composta por:
• Equipamentos de usuários (PCs, estações de trabalho, servidores, computadores de grande porte,PABX, etc.) e suas respectivas aplicações;
• Equipamentos de acesso com interface ATM (roteadores de acesso, hubs, switches, bridges, etc.);
• Equipamentos de rede (switches, roteadores de rede, equipamentos de transmissão com canais E1 / T1 ou de maior banda, etc.).
A conversão dos dados para o protocolo ATM é feita pelos equipamentos de acesso. Os frames gerados são enviados aos equipamentosde rede, cuja função é basicamente transportar esse frames até o seu destino, usando os procedimentos roteamento próprios do protocolo. A rede ATM é sempre representada por uma nuvem, já que ela não é uma simples conexão física entre 2 pontos distintos. A conexão entre esses pontos é feita através de rotas ou canais virtuais (virtual path / channel) configurados com uma determinada banda. A...
tracking img