Atletismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 23 (5698 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO


Esse trabalho visa demonstrar à importância do atletismo na Educação Infantil, este esporte é rico em habilidades motoras, sendo que estas devem ser trabalhadas durante essa faixa etária. A falta de material e espaço não é o maior problema pra que esse esporte chegue até as crianças nas escolas, podendo ser feito um bom trabalho, desde que o professor se mantenhaatualizado e se dedique no desenvolvimento do esporte.
Apesar de ser considerado um dos conteúdos clássicos da Educação Física, o atletismo ainda é pouco trabalhado nas escolas. O pouco que se conhece do esporte está vinculado a historia particular de meninos e meninas, a maioria destes pobres, que encontram nas corridas, saltos, arremessos e lançamentos, um meio para a sua sobrevivência einserção social.
Conhecendo essa realidade, o atletismo sofre uma grande modificação em época de famosas competições, como jogos olímpicos, nesse período tal esporte apresenta grandes nomes, incentiva a dedicação e força de vontade para muitas conquistas, tudo isso acontece através da mídia, como televisão, radio, internet e jornais.
O atletismo na escola pode ser trabalhadoamplamente, desde que o professor se mobilize a essa construção. Existem muitas formas de levar o atletismo até as crianças, através de atividades lúdicas, da história e fundamentos do esporte, proporcionando atividades que trabalhem além das habilidades motoras, capacidades físicas, cooperação, auto-conhecimento e respeito a si e aos outros.
De forma atrativa, o esporte iráproporcionar as crianças o aumento da capacidade de dominar seus movimentos e praticar o saltar, correr, lançar e arremessar, pois em cada fase do desenvolvimento humano a mesma apresenta um comportamento motor característico que ira se modificando conforme suas experiências.












CAPÍTULO I














ATLETISMO“... pela motricidade o homem se afirma no mundo,
realiza-se, da vazão á vida. Pela motricidade ele
dá registro de sua existência e cumpre suas
condições fundamental de existência...”
João Batista Freire












1.1. Surgimento do Atletismo.




O correr, marchar, lançar, saltar e arremessar são habilidades que vem desde os remotostempos, quando os homens usavam as mesmas para sobreviver. Primeiro a origem e civilizações primitivas, quando os homens usavam as habilidades do corpo como: pular obstáculos para sobreviver, lançar pedra para caçar e correr. Na idade média a atividade continua em competições de pista e campo, nessa época esse esporte passou a ser visto pelos ingleses em escolas. Já a terceira, foi quando voltou àprática desse esporte com os jogos olímpicos no ano de 1986, com barão francês Pierre de Caubertin, ao atletismo de hoje.


“ De início, esses exercícios estavam diretamente
relacionados com as atividades produtivas ou
defensivas da humanidade e ocupavam lugar de
destaque na sociedade bélica e aquisição de bens
essenciais á vida” (Schmolinsky apudOLIVEIRA, 2006, p.21).


Na época eles eram atingidos por seus semelhantes, os homens usavam suas habilidades para medir força (as mulheres eram proibidas de participar) e não era por que eles competiam nus, mas sim por que as competições eram vistas por eles como algo muito sagrado, a cada quatro anos eram realizadas competições em homenagem a Hera, esposa de Zeus, onde somente mulheresparticipavam, com o passar do tempo às mulheres competiam entre si, até que pudessem participar das provas e competições junto com os homens.
O atletismo é uma das primeiras modalidades esportivas com organização e regras, seu primeiro registro de competição foi nos jogos de 776 A.C, na Grécia Antiga, é um dos esportes mais belos, é também considerado o esporte-base dos jogos olímpicos....
tracking img