Atletismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 8 (1965 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 21 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
INTRODUÇÃO

Esse trabalho mostra um pouco do que é o atletismo, sua historia e desenvolvimento, modalidades pra ticadas nele regras de cada uma.
Procuramos mostrar aqui lógico de que uma forma breve um pouco de tudo que pode ser visto no atletismo e suas importâncias.
Evidenciamos os saltos em nossos trabalhos, os tipos existentes como podem ser trabalhados, a história de cada um.
Esperamostrazer para o leitor um pouco de informação necessária para conhecimento da modalidade e mais importante despertar interesse pela modalidade e incentivá-los a pesquisar mais sobre o atletismo.


SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO ........................................................................1

2. HISTÓRIA DO ATLETISMO ...................................................1

3.MODALIDADES DO ATLETISMO...........................................1

4. OS SALTOS .............................................................................1

3.1 SALTO EM ALTURA ...............................................................2
4.1.2 SALTO TESOURA ................................................................2
4.1.3 ESTILO ROLO VENTRAL.....................................................3
4.1.4 ESTILO FLOP ........................................................................3
5. ETAPAS DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM E TREINAMENTO DO ATLETISMO Á LONGO PRAZO. ...........................................................4
6. CONLUSÃO.....................................................................................6
7. REFERENCIASBIBLIOGRÁFICAS ...................................................7


ATLETISMO

2. HISTÓRIA DO ATLETISMO
O atletismo é um conjunto de atividades esportivas (corridas, saltos e arremessos) que tem origem nas primeiras olimpíadas realizadas na Grécia Antiga. Nos primeiros jogos olímpicos, realizados em 776 A.C, eram realizadas provas de corrida e arremessos de peso. É a formamais antiga de um desporto organizado. Na realidade trata-se de uma mistura de vários desportos, que engloba corridas, saltos e lançamentos, vindos dos tempos da outrora em que estas atividades eram encaradas como uma aprendizagem vital na caça e na guerra.

2.1 ESTÁDIOS DE ATLETISMO
Um estádio de atletismo é concebido de modo que possam ocorrer ao mesmo tempo provas de pista, bem comode salto e lançamento (provas de campo).
A pista moderna é oval, mede 400 metros de perímetro, e possui de seis a dez faixas. A sua superfície geralmente é de plástico ou borracha, o que a torna tanto resistente ao tempo, quanto ao atrito. As modalidades de campo são realizadas no centro da pista.

3. MODALIDADES DO ATLETISMO
As principais modalidades praticadas noatletismo são: Corridas de pista, corrida com obstáculo, provas de revezamento, saltos, arremessos e lançamentos. Nosso trabalho será sobre os saltos no atletismo
4. OS SALTOS
Os saltos em altura é uma modalidade olímpica do atletismo. Essa modalidade integra o programa do Decatlo e heptlato.
Suas origens vêm da Escócia no século XIX a fasquia colocada até 1,68.
A alturamínima para saltar deve ser determinada pelos organizadores e juízes,os atletas escolhem a altura que devem começar ,saltam por turno e possuem três chances ,o salto é considerado nulo se a fasquia cair
Todos os saltos constituem de um movimento cíclico (a corrida) e um movimento acíclico (o salto propriamente dito), e distinguem-se essencialmente pelas características da trajetóriaaérea.


4.1 SALTOS EM ALTURA
No início de sua prática, não havia o colchão para a conclusão do salto, apenas os dois postes, a corda (para realizar a passagem da altura) e uma caixa de areia com no máximo um afundo para amortecer a queda em pé ou com os membros inferiores e o apoio das mãos no solo. Era uma técnica que não facilitava a passagem após uma determinada altura, porém...
tracking img