Atletismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1217 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Corrida de Velocidade




As corridas são, em certo sentido, as formas de expressão atlética mais pura que o homem já desenvolveu. Embora exista algo de estratégia e uma técnica implícita, a corrida é uma prática que envolve basicamente o bom condicionamento físico do atleta.

As corridas dividem-se em curta distância ou velocidade (tiro rápido), que nas competições oficiais vão de 100,200 e 400 metros inclusive; média distância ou de meio fundo (800 metros e 1500 metros); e longa distância ou de fundo (3 000 metros ou mais, chegando até às ultra maratonas de 100 quilómetros). Podem ser divididas também de acordo com a existência ou não de obstáculos (barreiras) colocados no percurso.
Nas corridas de curta distância / corridas de velocidade, a explosão muscular na largada édeterminante no resultado obtido pelo atleta. Por isso, existe um posicionamento especial para a largada, que consiste em apoiar os pés sobre um bloco de partida  (fixado na pista) e apoiar o tronco sobre as mãos encostadas no chão  (posição de quatro apoios). São frequentes as falsas partidas, quando o atleta sai antes do tiro de partida, que é o sinal dado para começar a prova. Qualquer atleta quedê uma falsa partida será desclassificado. Contudo, nas provas combinadas (ex decatlo) cada atleta tem direito a uma falsa partida. Nas provas mais longas a partida não tem um papel tão decisivo, e os atletas saiem para a corrida numa posição mais natural, em pé, sem poder colocar as mãos no chão.

 A corrida de velocidade é constituida por 3 fases
 
1- Partida
- Ao sinal de “aos seuslugares”: o aluno coloca-se em posição de 5 apoios
- Ao sinal de “prontos”: - o aluno deve colocar-se na posição de quatro apoios, elevando o joelho da perna de trás
- Ao sinal de “partida”: - A primeira impulsão é realizada com a perna de trás, logo de seguida, com maior duração, a perna da frente é responsável pela projecção do corpo,
 
2 – Desenvolvimento
É constituída por 2 fases
2.1Aceleração Inicial
- Corpo inclinado para diante;
- Passadas iniciais curtas e rápidas;
2.2 Velocidade
- Contacto dos pés deve ser feito pela parte exterior do metatarso;
- A perna de apoio deve manter ligeira flexão, e o calcanhar da perna livre deve situar-se perto das nádegas;
- A movimentação dos braços, flectidos, deve ter correspondência com a das pernas;
 
3- Chegada
- Inclinação dotronco à frente ou avançando o ombro oposto à perna da frente e oscilando os braços à retaguarda;
- Não diminuir a velocidade antes de passar a meta.
 


Corrida de estafeta:
Passagem do testemunho

Uma das modalidades atléticas mais excitantes é a corrida de estafetas, constituindo, com frequência, o ponto alto das competições importantes, como os Jogos Olímpicos, e sendo, habitualmente, aúltima das provas. Ao contrário da maioria das outras, esta é uma prova de equipa, em que quatro corredores fazem um determinado trajecto. Cada corredor é escolhido por ter um mérito especial. O mais rápido actua na primeira posição, os mais potentes ocupam a segunda e a última, e o melhor a descrever curvas actua em terceira. O primeiro passa ao segundo um testemunho, e assim sucessivamente. Asprincipais provas são 4×100 m  e 4×400 m.
 
O testemunho é um tubo macio e oco, com cerca de 30 cm  de comprimento e 12 cm  de perímetro. Pode ser feito de madeira, metal ou plástico, e pesa 50 g  apenas. Em geral, os testemunhos têm uma cor viva, para serem vistos com facilidade.
 

 

Uma boa passagem do testemunho pode poupar preciosos segundos numa corrida. Na prova dos 4×100 m, ocorredor que parte não olha para trás ao receber o testemunho, mas na dos 4×400 m, que é muito fatigante, o corredor que parte olha para trás na passagem do testemunho.

Passagem por cima – Das duas passagens de testemunho, esta é a mais fácil de aprender e a mais segura de utilizar. O corredor da frente mantém o braço baixo, o que facilita a entrega do testemunho.

1- Quando o corredor da frente...
tracking img