Atletismo na grécia antiga

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 6 (1401 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 17 de março de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
O que é o Atletismo?
|
O atletismo é constituído por três modalidades: corrida, lançamentos e saltos, geralmente praticado em estádios, com exceção de algumas corridas mais longas em vias públicas como a maratona.
O atletismo é a forma organizada mais antiga de esporte. As primeiras reuniões organizadas da história foram os Jogos Olímpicos, até que, no ano 394 o imperador romano Teodosioaboliu os jogos. Durante oito séculos não se celebraram competições organizadas de atletismo, até que foram restaurados na metade do século XIX, e então as provas atléticas converteram-se gradualmente no esporte favorito dos ingleses. O atletismo posteriormente adquiriu um grande seguimento na Europa e América. Em 1896 iniciaram-se em Atenas os Jogos Olímpicos, uma modificação restaurada dos antigosjogos que os gregos celebravam em Olímpia. Mais tarde os jogos celebraram-se em vários países com intervalos de quatro anos, exceto em tempo de guerra.
A corrida é a forma de atletismo mais simples e natural já desenvolvida. As corridas dividem-se em curta distância ou velocidade (tiro rápido) e longa distância ou de fundo (3000 metros ou mais, chegando até as ultra maratonas de 100quilômetros). Podem ser divididas também de acordo com a existência ou não de obstáculos (barreiras) colocados no percurso. A Maratona é uma corrida de longa distância ou de fundo, realizada parcialmente ou totalmente fora do estádio, ou seja, em estrada. A distância que, segundo a lenda, teria percorrido um soldado grego, Filípides, para anunciar que os helenos haviam vencido uma batalha contra os persas. Otrecho teria sido de 42 quilômetros.
As disciplina oficiais de lançamento envolvem o lançamento do peso, o lançamento de martelo, o lançamento de disco e dardo. Estas provas são normalmente praticadas no espaço interior à pista das corridas.
As provas de salto podem ser dividas em provas de salto verticais e de salto horizontais. Dentre as provas de salto verticais, temos o salto em altura e osalto com vara. As provas de salto horizontais envolvem o salto em distância e o salto triplo.
Algumas competições esportivas envolvem uma combinação de várias modalidades, no intuito de consagrar uma atleta mais completa. As provas oficiais do decatlo (para os homens) e do heptatlo (para as mulheres) combinam corridas, saltos e lançamentos.

Atletismo – História e na Grécia

O atletismo é ochamado "esporte-base", porque sua prática corresponde aos movimentos naturais do ser humano: correr, saltar e lançar, que são à base das demais modalidades esportivas.
De forma primária, o atletismo é praticado a mais de 4 mil anos, mas foram os Cretenses, na Grécia Antiga, o primeiro povo a praticá-lo de forma sistemática por volta de 1500 a. C.. Na antiguidade, ser ágil, forte e valente erasinal de força militar, por isso, os atletas eram muito valorizados pelos comandantes dos exércitos.
O atletismo deu origem aos Jogos Olímpicos na Grécia em 776 a.C. quando, na cidade de Olímpia, aconteceram os primeiros Jogos Olímpicos da Antiguidade. O lema das Olimpíadas, "citius, altius, fortius", que significa mais rápido, mais alto, mais forte, também é derivado do atletismo.
A origem dapalavra atleta vem do grego athlos, que significa competição. A palavra
Estádio também surgiu devido ao atletismo, vem do grego stadion que era uma
antiga medida equivalente a, aproximadamente, 180m. As corridas nessas distâncias eram muito populares.
O Atletismo é um esporte de pista (corridas) e campo (saltos e lançamentos), por
esse motivo é conhecido como Track and Field nos países delíngua inglesa, embora,
Athletics também seja utilizado.
Desde os primeiros Jogos Olímpicos, em 1896 na Grécia, o atletismo é a prova que
atrai o maior número de pessoas aos estádios e à televisão.
A entidade que rege o atletismo no mundo é a IAAF (International Association of
(Athletics Federations), que foi criada em 1912 durante Jogos Olímpicos de Estocolmo
na Suécia.

Seis...
tracking img