Atlantico norte

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1886 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Universidade do Algarve – Faculdade de ciências e tecnologias
Atlântico Norte
O Nosso Oceano
Ciências do Mar
2011/2012

Trabalho realizado por: Dulce Diniz

Índice
Introdução 3
Geografia 4
Fisica 6
Salinidade 6
Temperatura 6
Densidade 6
Corrente do Golfo 7
Geologia 8
Extrutura 10
Dorsal Meso- Atlântica 11
Biologica e Química 12
Bibliografia 13Conclusão 14

Introdução

O nome do oceano Atlântico é proveniente de uma divindade da mitologia grega “Atlas”. A sua forma actual faz lembrar um “S”, é originário de um oceano principal o “Paleopacífico” e de um supercontinente emerso “Gondwana” que reunia América, África, Europa, Ásia e Austrália. Em meados da era Mesozoíca, à 180 milhões de anos, iniciou-se a fragmentação do supercontinenteoriginando assim a o aparecimento dos oceanos, incluindo o Atlântico.
Em Portugal, fins do séc. XIX, prIncÍpios do séc. XX, o rei D. Carlos efectuou várias campanhas ao largo da costa portuguesa que o notabilizou a nível mundial com estudos da fauna marinha, foi considerado o pai da oceanografia em Portugal. Mais tarde Dr. A. Magalhães Ramalho teve um reconhecimento nacional e internacional comdiversas publicações essencialmente na área da fisiologia de peixes e da pesca da sardinha.
Geografia
A localização e delimitação do oceano Atlântico Norte, que se encontra entre o continente americano e a Eurafrásia (terminologia para Europa, Ásia e África como uma só identidade). Os seus limites por vezes são controversos, como no caso do limite entre o oceano Ártico e Atlântico. A máximaautoridade internacional em delimitação de mares é a Organização Hidrográfica Internacional. Esta organização delimitou assim o oceano Atlântico Norte:
* A oeste – os limites orientais do mar do Caribe; os limites sudeste com o golfo do Mexico, desde a costa norte de Cuba a Key West (Flórida); o limite sudoeste da Baia de Fundy, e os limites sudeste e nordeste do Golfo de São Lourenço.
* A norte -o limite sul do estreito de Davis, desde a costa do Lavrador até á Gronelândia; o limite sudoeste do mar da Gronelândia e o mar da Noruega desde a Gronelândia até ás ilhas Shetland.
* A Este – o limite noroeste do mar do Norte, os limites ocidentais e centrionais do mar da Escócia, o limite sul do mar da Irlanda, os limites ocidentais dos canais de Bristol e Inglês. O Golfo de Viscaia e omar Mediterrânico.
* A Sul – o Equador desde a costa do Brazil até ao limite sudoeste do Golfo da Guiné.

O oceano Atlântico Norte tem ligação com vários mares adjacentes que contêm caracteristicas físicas muito próprias (ex: mar dos Saragaços), como temperatura, salinidade e densidade.
* Oceano Árctico pelo estreito da Islândia
* Oceano Pacifico pelo canal de Panamá
* Mar daMancha
* Mar do Norte
* Mar Báltico
* Mar Mediterrâneo
* Mar das Antilhas



Fisica
Salinidade
A salinidade no oceano atlântico varia dos 33 a 37.5 (caso do mar dos Sargaços), tendo uma salinidade média de 35 36. A salinidade mais alta é atingida no meio do oceano devido a evaporação da água que é ai mais acentuada, e a mais baixa é atingida junto a costa americana podendoassim sugerir a existência de um rio com um tamanho considerável.

Temperatura
A temperatura no oceano atlântico varia dos 11ºC aos 28ºC. A maior temperatura é atingida no mar dos Saragaços que se localiza no triângulo das Bermudas, normalmente quanto mais proximo tiverem as águas do equador maior será a sua temperatura devido á intensidade dos raios solares, e as menores são alcançadas emáreas mais a norte onde o clima e mais frio.

Densidade
A densidade da água do mar varia com a temperatura, salinidade e pressão; com a temperatura diminui, aumenta com a pressão e com a salinidade.
A densidade do oceano atlântico é mais baixa junto ao equador e mais alta na zona polar. No equador e nos polos a salinidade é idêntica devido à diferença temperatura, ou seja, como a...
tracking img