Ativos intangiveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2114 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Introdução



Ativos intangíveis, ou bens intangíveis, são aqueles que não podem ser tocados ou vistos, pois são incorpóreos. Podemos defini-los, em termos práticos, como aqueles que possuem valor ecônomico , mais carecem de substânfcia física.

Com base nessas definições, podemos exemplificar alguns tipos de ativos intangíveis :

- Marcas;

- Patentes;

- Licenças;

- Softwares;- Contratos;

- Domínios de internet.



Esses Ativos não refletem nas demonstrações financeiras, porém, se transformam em benefícios quando são associados a alguma atividade ou ação da empresa, como por exemplo, uma marca que reflete em resultados positivos de vendas de um novo produto.

Os ativos intangiveis vem constantemente aumentando seu grau de importância nas organizações,principalmente naquelas que possuem alto valor agregado aos seus produtos e serviços. Por essa razão, encontrar maneiras de identificá-los e mensurá-los tornou-se de extrema importância.
















2) Registro

Existem regras para que possa ser feito o registro no subgrupo de ativo intangível. A empresa deverá ter seus ativos além de incorpóreos, separáveis, sendo assim, épossível distinguir o ativo da empresa, e, deste modo vender, transferir, licenciar, alugar ou trocá-lo, seja o mesmo individualmente ou em conjunto, ativo ou passivo relacionado.

Para efetuar o registro contábil do ativo intangível, incluindo o goodwill, esse deverá continuar a ser feito pelo seu custo de aquisição, desde que esse custo possa ser mensurado com segurança e não por expectativa devalor de mercado.



3) Formas de Avaliação

Antigamente, quanto mais antigo e usado um bem, maior era seu valor, porém com o tempo isso foi mudando, e com a evolução da econômia começaram a surgir a necessidade de criar critérios para o desenvolvimento das relações comerciais, fazendo com que todos usassem uma linguagem universal para avaliar os bens.

Logo a avaliação econômica dos bensintangíveis está em constante atualização, demarcando a cada dia com mais firmeza, como um instrumento de ajuda nas relações comerciais, porém esse tema ainda é muito polêmico.

Hoje em dia são usados três métodos básicos para avaliar os bens do ativo intangível : Valor de Mercado, Custo e Renda.

3.1. Valor de Mercado.

Valor de Mercado basicamente é o valor real de um bem, já que ele seencontra sujeito a disponibilidade, ou não, dos valores efetivos para que possa ser comprado ou vendido no mercado.

Para avaliar um bem com o método de valor de mercado existem regras para que ele assim seja avaliado : Coleta de dados ou pesquisa, análise dos valores que influenciem na formação do valor do bem.



3.2. Custo

Avaliar o bem através do custo, significa abrangir todas asvariáveis envolvidas no investimento para a aquisição desse bem.

O custo de investimento pode considerar ou não custos individuais e esses podem ou não aumentar o valor de negócio como um todo, os valores individuais dependem de como são estratégicamente aplicados para atender a necessidade de preencher através de uma avaliação.

A avaliação pelo método de custo tem como objetivo determinar ocapital financeiro necessário para reproduzir o mesmo bem que esta sendo avaliado e os benefícios que esse bem pode trazer futuramente, para ter igual beneficio econômico.

3.3. Renda

Aplicar a avaliação pelo método de renda em um bem é calcular o valor da rentabilidade que a empresa entende que o mesmo venha a trazer futuramente. Geralmente esse calculo é feito com projeção nos próximos dez anosda data de avaliação do bem. Esse método é conhecido como o mais objetivo e é capaz também de mostrar e determinar o valor global das empresas e não somente de seu capital intelectual, porém essa técnica é a mais cara e demorada.

















4) Atos Normativos para Ativos Intangíveis



4.1. Lei 11.638/07

A lei 11.638/07 alterou, revogou e introduziu novos...
tracking img