Ativos intangiveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 18 (4409 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO


UNINOVE



















MENSURAÇÃO DOS AITOVS INTANGIVEIS NOS CLUBES DE FUTEBOL

























São Paulo, 2012
















MENSURAÇÃO DOS ATIVOS INTANGIVEIS NOS CLUBES DE FUTEBOL





Monografia de TCC apresentada como exigência para a obtenção dotítulo de Bacharel em Ciências Contábeis, Universidade Nove de Julho – UNINOVE, sob a orientação do Prof. Orlando Corrégio (titulação e nome do professor).










UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO


UNINOVE







São Paulo, 2012


RECIBO DE ENTREGA DE MONOGRAFIA DE TCC




Recebi do aluno (as) e , matriculado sob número RA(s) do Curso Superior de Ciências ContábeisUniversidade Nove de Julho – UNINOVE, a Monografia / Trabalho de Conclusão de Curso - TCC sob o Tema: Mensuração dos Ativos Intangíveis nos Clubes de Futebol.




Obs.: O material entregue não se constitui em sua aprovação
Anexar: 02 cópias (espiral)
01 original (capa dura)
01 cd (constando nome, RA, titulo do trabalho, turma e ano)







SãoPaulo, _____/____/____



_______________________
Prof. Orientador





SUMÁRIO

1. Introdução
1. Delimitação do tema
2. Objetivo
3. Justificativa
4. Problema
Capitulo I
Definição dos ativos intangíveis
Normas brasileiras relativas a ativos intangíveis
E os benefícios econômicos futuros
Ativos intangíveis e clubes de futebol
Ativos intangíveis nofutebol





















1. Introdução
O esporte vem sofrendo um profundo processo de transformação ao longo dos anos. A visão que se tinha sobre o esporte era de ser tratado como uma atividade de entretenimento com o único intuito de difundir a prática desportiva, hoje se tornou uma grande oportunidade de negocio, e a modalidade que tem maior influência entre osbrasileiros, e é paixão nacional é o futebol. Conforme analise dos balanços de 25 clubes - 17 deles da Primeira Divisão é que as receitas, em 2010, atingiram R$ 1,88 bilhão, aumento de 14% em relação ao R$ 1,65 bilhão do ano anterior. (ALMIR LEITE - O Estado de S.Paulo em 06 de maio de 2011)
Diante da importância do esporte para a economia Brasileira, dos investimentos realizados nosetor, dos valores movimentados pelas entidades de praticas desportivas, cada vez mais se busca informações sobre a gestão das entidades desportivas, sejam elas informações sobre responsabilidade social, gestão administrativas ou, principalmente, informações sobre a gestão dos recursos financeiro de tais entidades. Diante de tais informações alerta-se para a relevância da contabilidade para estasentidades.
Os demonstrativos contábeis são praticas bastante utilizadas para a divulgação dessas informações, que consolida informações de naturezas distintas, objetivando atender um maior numero de usuários, os valores expostos nas demonstrações devem ser de total integridade e credibilidade.
Diante do exposto, levanta-se o seguinte problema de pesquisa: Como é determinada a mensuraçãodos ativos intangíveis na contabilidade dos clubes de futebol brasileiros?
Os ativos intangíveis acentuam seu importante papel no atual cenário econômico, onde os mercados são globalizados e a competição entre os clubes esportivos se dá em nível internacional. Devido ao considerável aumento de importância dos ativos intangíveis, tornou-se questão de sobrevivência e transparência por partedas empresas em encontrar maneiras de identifica-los e mensura-los.


1.1 Delimitações do tema
Mensuração dos ativos intangíveis nos clubes de futebol.




1.2 Objetivo
Demonstrar qual a situação dos clubes de futebol mensurando o ativo intangível que atualmente são feitos. A muito que se aprender como mensurar / medir as habilidades de um atleta.
1.3...
tracking img