Ativos intangiveis

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 17 (4233 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
AVALIAÇÃO E MENSURAÇÃO DE ATIVOS INTANGÍVEIS
Humberto Macedo Silva
Noeli Noemia Luciani

RESUMO

Com surgimento da era do conhecimento, passou-se a dar maior ênfase aos Ativos Intangíveis e com isso, surgiu o problema de sua avaliação e mensuração. Neste sentido, muitos estudiosos, têm elaborado métodos para auxiliar na resolução de tal problema. Neste artigo descreveremos alguns, dos maisutilizados, com intuito de conhecermos o que já existe sobre o assunto. Constataram-se, nos métodos analisados, a presença de duas correntes de estudo, a que considera ativo intangível, ou capital intelectual, como a diferença entre o valor de mercado de uma empresa e o seu valor contábil e uma outra corrente que apresenta métodos mais sofisticados, onde a avaliação é feita por meio de indicadorese índices. Para tentarmos diminuir a distância entre essas duas correntes, no segundo capítulo deste artigo, propomos uma forma que utiliza variações de métodos de ambas as correntes, com intuito de possibilitarmos uma forma de avaliar e mensurar com um pouco menos de subjetividade, mas que ao mesmo tempo, consiga detalhar um pouco mais essa avaliação a fim de dar suporte a tomada de decisão.Palavras-chaves: avaliação, mensuração e capital intelectual.

INTRODUÇÃO
Ao longo da história a Contabilidade vêm utilizando os mais diversos meios e ferramentas para registrar os fatos econômicos que afetam o patrimônio das entidades.
Nessa nova Era que vivemos, surge um novo recurso como força motriz da economia, que é o conhecimento, aliado a tecnologia de informação, permitiu a quebrade barreiras físicas, tornando a economia um mercado único.
O desafio da avaliação e mensuração que enfrentamos hoje é conhecido como Capital Intelectual, fator que influencia o valor de mercado das entidades em relação ao seu valor contábil. Stewart (1998), conceitua capital intelectual como sendo a posse do conhecimento, a experiência aplicada, a tecnologia da organização, relacionamento comclientes e as habilidades profissionais, que dão vantagem competitiva à empresa.
O Capital Intelectual não é um fato novo que se apresenta à Contabilidade. A busca de avaliação e mensuração desses intangíveis pelos acadêmicos e profissionais contábeis é constante, sempre no sentido de buscar formas de dar suporte ao processo de tomada de decisão.
Um dos problemas existentes é que os métodos deavaliação e/ou mensuração, hoje utilizados, não cobrem completamente o tema, uns avaliam muito bem, outros mensuram; verificando-se, assim, duas correntes de estudo.
Esclarecemos, aqui, que mensurar é diferente de avaliar. A avaliação tem caráter qualitativo, já a mensuração preocupa-se em imprimir um valor ao bem que está sendo analisado. Para Hendriksen e Van Breda (2000, apud Vasconcellos eSilva 2002, p. 45), mensurar é “atribuir uma quantidade numérica a uma característica ou a um atributo de algum objeto, como um ativo, ou de uma atividade, como a de produção”. Enquanto para avaliar, não há necessariamente a presença de numerários, ou seja, um bem pode ser avaliado através de comparativo ou de sua utilidade, entre outros.
Neste artigo, com o intuito de colaborar com a expansãodas discussões sobre avaliação e mensuração do capital intelectual, procuramos demonstrar alguns métodos, que possuem fraquezas e virtudes. Com base em suas fraquezas, tentaremos sugerir formas de amenizá-las, propondo uma variação de métodos existentes. No primeiro capítulo, deste artigo apresentaremos o que é mais utilizado em termos de métodos de avaliação e/ou mensuração de intangíveis. Nosegundo capítulo, tentaremos colaborar para o tema, sugerindo uma variação de métodos já existentes.

O QUE JÁ TEMOS NA DOUTRINA
Atualmente, os empresários e investidores não sabem calcular com precisão o valor de uma empresa. As empresas são compradas ou vendidas por valores arbitrados. Para Stewart (1998 apud Schnorrenberger 2003, p. 25), “o valor de mercado atual representa unicamente a...
tracking img