Ativo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (603 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Ativo

Na contabilidade, Ativo é um termo básico utilizado para expressar o conjunto de bens, valores, créditos, direitos e assemelhados que forma o patrimônio de uma pessoa, singular ou coletiva,num determinado momento, avaliado pelos respectivos custos.
Tipos de ativos
O balanço é um documento essencial para a análise financeira. O balanço tem de respeitar a equação fundamental dacontabilidade financeira: Ativo = Passivo + Capital Próprio.
De acordo com contabilidade financeira, na categoria ativo do balanço patrimonial, as contas devem estar dispostas em ordem decrescente de grau deliquidez dos elementos nela registrados, dividido em dois grupos principais: ativo não circulante e ativo circulante.

Circulante
Ativo circulante, em contabilidade, é uma referência aos bens edireitos que podem ser convertidos em dinheiro em curto prazo.
Os ativos que podem ser considerados como circulantes incluem: dinheiro em caixa, conta movimento em banco, aplicaçõesfinanceiras, contas a receber, estoques, despesas antecipadas, numerário em caixa, depósito bancário, mercadorias, matérias-primas e títulos.
De acordo com a Lei 6.404/76 (modificada pela Lei 11.941/2009), o Ativo noBalanço Patrimonial se constituirá dos seguintes grupos: Ativo Circulante e Ativo Não-Circulante.
O ativo circulante é aquele que irá se realizar até o final do exercício social seguinte ao do balançoque está sendo elaborado e é equivalente ao "capital em giro". O Capital de giro ou Capital Circulante Líquido é a diferença do Ativo Circulante do Passivo Circulante, conforme estava estabelecido naterminologia da DOAR (Demonstração de origens e aplicações de recursos) na Lei 6.404/76 até 2007.
A partir de 01.01.2008, a DOAR foi extinta, por força da Lei 11.638/2007, que modificou a Lei6.404/76.
Ativo circulante é o termo usado na contabilidade, para mostrar os valores e os direitos que a entidade possui no curto prazo.
Estoques
Exemplos: matéria-prima, produtos em elaboração,...
tracking img