Ativo e sua avaliação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 12 (2769 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 5 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Ativo e sua Avaliação

Ativo e sua nome da unidade aqui Unidade: Colocar o Avaliação

Unidade - Ativo e sua Avaliação
MATERIAL TEÓRICO

Unidade: Ativo e sua nome da unidade aqui Unidade: Colocar o Avaliação

1. Introdução
1.1. Ativos, transformando-se em dinheiro

Se fizer uma analogia com a pessoa física, o proprietário de um patrimônio individual (patrimônio em sentido amplo,contendo elementos do ativo, obrigações a pagar e, por diferença, o estado de riqueza líquida), ninguém adquire ou fabrica um ativo para que fique à disposição, sem nada render para a pessoa. Mesmo quando se adquirem jóias de uso pessoal, obras de arte, sempre existe a esperança de, num futuro, se a família precisar, esses ativos poderem se transformar em dinheiro. O que se dirá, então, dos outrosativos? Você tem um carro a fim de que possa ser transportado em segurança ao trabalho, trabalho esse que lhe gera um fluxo positivo de caixa. Mesmo quando o carro é utilizado no final de semana, para lazer, por propiciar a seu proprietário (o lazer) reparação das energias físicas e psíquicas, acaba contribuindo, indiretamente, para que tenha condições de gerar, no futuro, a entrada de fluxos positivosde caixa, como consequência de seu trabalho. O imóvel de sua propriedade, onde reside, além de um lugar para morar, é também certa garantia de fluxos positivos de caixa futuros (ou de economia de saídas de fluxos de caixa). As aplicações financeiras do dinheiro excedente também visam proteger o proprietário dos recursos contra a perda de poder aquisitivo da moeda e produzir um fluxo real dejuros.

1.2. Potencial em benefícios

Se, mesmo numa pessoa física, um ser humano, que tem necessidades sociais, morais e de satisfação muito além das meramente materiais ou econômicas, é possível caracterizar, em sua aquisição de ativos, pelo menos em parte, a necessidade de poder contar com um “potencial” de serviços que, direta ou indiretamente, poderá vir a proporcionar a entrada de fluxos decaixa, fica muito mais fácil caracterizar esta qualidade do ativo numa entidade e, principalmente, numa empresa, que opera para ter lucro. Uma empresa usa seus ativos para manter suas operações, a fim de gerar receitas que superem o valor dos ativos sacrificados em troca. Em todas as aplicações existe o objetivo e a esperança imediata ou mediata de garantir um fluxo de caixa, no futuro. Esse fluxode caixa pode ser precedido de um fluxo de serviços, mas esse fluxo, isolado ou conjuntamente com outros, serve, em última análise, para gerar fluxos de caixa. Em última análise Dinheiro é o ativo por excelência. Temporariamente, nos contentamos em ter ativos sob outra forma, a fim de, no futuro, termos mais dinheiro, que é, em última análise, o que interessa aos acionistas. Ativo, portanto, podeser conceituado como algo que possui um potencial de serviços em seu bojo, para a entidade, capaz, direta ou indiretamente, imediata ou no futuro, de gerar fluxos de caixa.

1.3. Ativo na Continuidade

A empresa não mantém os ativos, no estado em que se encontram para sem vendidos (com exceção dos produtos e mercadorias), na continuidade das operações, mas para, em conjunto com outros ativos,com o trabalho e a operosidade da força de trabalho da empresa, tudo fluidificado pela organização empresarial, gerar fluxos líquidos positivos de caixa.
A finalidade última é: se a entidade iniciou suas operações com um saldo de caixa de $ 100.000,00, no final das operações, ao encerrar-se o ciclo de vida da entidade, deverá possuir $ 100.000,00 corrigidos pela inflação de todo o período mais umvalor, além de ter propiciado, durante o ciclo, a distribuição de dividendos compensadores aos acionistas, remunerado os fatores de produção (principalmente o trabalho) adequadamente, pago os impostos, cuidado para que a operação não prejudique o meio ambiente e ter produzido bons produtos e serviços.

2. Avaliação do ativo e outras características
Já foi visto, no princípio da Continuidade,...
tracking img