Ativo intangivel

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 13 (3085 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2010
Ler documento completo
Amostra do texto
REFLEXÕES SOBRE ATIVO INTANGÍVEL
José Carlos Marion

Resumo

A mudança da ênfase do Ativo Tangível para o Intangível foi marcante nas duas últimas décadas.
Do Ativo Intangível os termos que mais se destacam é o Capital Intelectual e “Goodwill”, principalmente em função do desenvolvimento da era do conhecimento.
Outras expressões como marcas, empresas virtuais, ponto.com, ... passam a serdebatidas constantemente na Contabilidade.
Pretendemos introduzir algumas reflexões sobre este assunto, principalmente no que tange à avaliação de empresas.

INTRODUÇÃO

Até praticamente meados da década de 80, a grande preocupação no mundo dos negócios era avaliar o Ativo Tangível.
O Ativo Tangível ou Corpóreo constitui de bens físicos, materiais, que se pode tocar, aquilo que os nossosolhos enxergam: estoques, veículos, terrenos, prédios, máquinas, móveis de escritórios, etc.
O Ativo Intangível ou Incorpóreo ou Ativo Invisível são bens que não se pode tocar, pegar, que passaram a ter grande relevância a partir das ondas de fusões e incorporações na Europa e nos Estados Unidos.
Um dos negócios marcantes que despertou principalmente o meio acadêmico neste assunto foi quando aPhilip Morris incorporou a indústria de alimento KRAFT (queijos, sorvetes, etc.) por 10 bilhões de dólares.
A surpresa é que o patrimônio físico da empresa adquirida estava contabilizada por 1 bilhão de dólares, sendo que os 9 bilhões de dólares adicionais referiam-se aos bens intangíveis (o poder da marca, imagem, posição comercial, ...).
No Brasil, um dos negócios marcantes que veio consolidar aimportância do intangível foi a aquisição da Kibom pela Unilever por 930 milhões de dólares à vista em outubro de 1997.
O impacto ocorreu pelo fato também do patrimônio físico da Kibom estar contabilizado por menos de 30% do preço de negociação. Na verdade a compra se referiu não a uma fábrica de sorvetes mas sim à marca Kibom.
Outros exemplos bastante conhecidos: a IBM adquiriu a Lotus por 3bilhões de dólares, embora o valor contábil desta fosse 250 milhões de dólares. O patrimônio da Netscape não chegava aos 20 milhões de dólares, mas ao abrir seu capital, o mercado lhe atribuiu valor de 3 bilhões de dólares.

TENDÊNCIA MODERNA
Encontramos casos pitorescos de empresas famosas que vendem bilhões de dólares, sem nada produzir, sem fábrica, máquinas, etc.
A Nike, líder do mercado dematerial esportivo dispõe de grande parte do seu ativo na forma de Intangível: praticamente ela terceiriza todos os seus produtos, não tendo produção própria.
Um outro exemplo notório é a VISA que movimenta mais de 300 bilhões de dólares ao ano com um Ativo Tangível irrisório (móveis e utensílios, instalações, etc. – bens estes que poderiam até ser alugados).
Há empresas que encomendam produtose serviços para terceiros, impondo seus padrões, preços e qualidade. Estas empresas operam basicamente em cima de sua marca que serve de lastro para o seu crescimento.
É praticamente uma empresa virtual, sem um parque industrial e até mesmo sem um escritório administrativo de sua propriedade.
A Yahoo, um dos principais sites de busca, criado há sete anos, chegou a um valor de mercado em torno deUS$ 50 bilhões, passando, num certo momento, ao valor da General Motors, maior montadora de veículos do mundo.
Na mesma direção a jovem ponto-com America OnLine (que comprou o tradicional grupo Time Warner), o maior provedor de acesso à internet, chegou a estar avaliada por mais de US$ 120 bilhões. O mesmo caso ocorreu com a Amazon com um valor estrondoso de mercado, sem nunca ter dado lucro.Diante desta nova realidade surge uma pergunta não simples de se responder: como avaliar uma marca?
A contabilidade combinada com as avaliações objetivas, com documentos, bens palpáveis, visíveis, se defronta com este enorme desafio: aferir intangível.
Num ranking mundial, a menos de dez anos atrás, se dizia que a Coca-Cola era a marca mais cara do mundo, seguida por: Marlboro. Hoje, a líder do...
tracking img