Atividades sentadas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1001 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
LOCAIS DE TRABALHO PARA AS ATIVIDADES SENTADAS

Regra Fundamental para Trabalho Manual

Uma pesquisa clássica de Ellis[50] no ano de 1951 é muitas vezes mencionada quando se discutem alturas de trabalho. Ellis pôde comprovar uma regra empírica: a velocidade máxima de um trabalho manual, executado em frente ao corpo, pode ser alcançada quando se trabalha com o cotovelo baixo e com o braçodobrado em ângulo reto. Esta é uma base geral válida para a determinação da altura de trabalho para atividades sentadas.

Para Trabalhos Delicados a Curta distância visual

Todavia, quando o trabalho sentado consiste em atividade de precisão muito fina, devem ser consideradas as distâncias visuais ótimas. Nestas condições, a superfície de trabalho deve ser elevada até que o trabalhador veja bem oseu objeto de trabalho, sem com isto forçar demasiadamente a curvatura das costas ou da nuca.

Espaço Livre para os Joelhos

Quando a medida antropométrica “altura dos joelhos” de pessoas altas na tabela 4 é usada para base de cálculos, e se nós adicionarmos alguns cm. para os saltos dos sapatos e para um mínimo de movimentação da coxa, chegamos nas seguintes medidas de espaço livre para osjoelhos:

Homens = 59cm + 5cm = 64cm
Mulheres = 54cm + 7cm = 61cm

A Medida mais Importante: a Distância entre Assento e a Mesa

Uma leve inclinação do tronco para frente, com os braços apoiados na mesa é seguramente uma postura pouco cansativa para ler ou escrever. Para possibilitar uma posição tão confortável, a distância entre o assento e a superfície da mesa deve ficar entre 27 e 30cm. Osempregados do escritório procuram, em primeira instância, uma posição do tronco relaxada e confortável; eles preferem um assento com uma altura não ideal do que sacrificar uma posição desconfortável para o tronco. A posição relaxada do tronco é a prioridade.

Espaço Livre para as Pernas

Em mesas para escritório, é importante que haja espaço suficiente para as pernas. As pernas devem poderser cruzadas uma por cima da outra. Por este motivo, não devem ser implantados caixilhos altos nem gavetas acima dos joelhos. O tampo da mesa não deveria ser mais espesso que 3cm e o espaço para as pernas deve ter, no mínimo, 68cm de largura e 68cm de altura.

Muitos empregados esticam com prazer às pernas para frente de tempos em tempos. Deve-se, portanto, prever suficiente espaço livre parafrente. Na altura dos joelhos, a distância entre a borda frontal da mesa e a parede do fundo deve ser no mínimo 60cm, e na altura dos pés deve ser de 80cm, no mínimo. Estas recomendações também têm validade para mesas para máquinas de escrever e de maneira especial para mesas para computadores.

Alternando Trabalho Sentado e de Pé

Do ponto de vista ortopédico e fisiológico, é altamenterecomendável um local de trabalho que alterne o trabalho sentado com uma postura de pé. Uma postura sentada prolongada é realmente muito menos comprometida com trabalho estático do que a postura de pé. Apesar disso, também na posição sentada surgem complicações de fadiga, que pela alternância com o trabalho em pé, tornam-se menos críticas. Realmente, os músculos usados na postura de pé e na sentada não sãoos mesmos, de modo que uma alternância de postural vai significar o alívio de determinados grupos de músculos, em detrimento da carga de outros grupos de músculos. Por fim, existem bons motivos para acreditar que a troca de postura sentada com a de pé (e vice-versa) é acompanhada por mudanças no abastecimento de nutrientes dos discos intervertebrais.




Por isso estas mudanças de postura sãorecomendadas para proteção dos discos intervertebrais. As medidas decisivas são:

Espaço para os joelhos 30 x 65cm
Campo de trabalho sobre o assento 30 a 60cm
Campo de trabalho sobre o chão 100 a 120cm
Altura graduável do assento 80 a 100cm


POSTURA DA CABEÇA E DA NUCA

A maioria dos...
tracking img