Atividades ritimicas na escola

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 22 (5463 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividades rítmicas na escola.

*Acadêmica do curso de Licenciatura em Educação Física

Carlos Eduardo Pinheiro
Karina
Adriana
Gisele / gipenedo@ibest.com.br

Resumo
A música é um poderoso recurso educativo muito utilizado na Pré-Escola. O tema em questão é o rítmico que esta presente a todo momento nas diversas atividades inclusive na educação que não de se estranharpois a dança e uma de suas disciplinas. Na escola se busca criar condições objetivas para que o aluno amplie seu universo sonoro, e estabeleça diversas relações entre som e movimento e que identifique os vários tipos de ritmos e os apreenda da melhor maneira que lhe convier, para ser aplicada principalmente em função de suas necessidades motoras. Desenvolver nos alunos a competência rítmica éajudá-los a melhor apreender a percepção espaço-temporal e, conseqüentemente, a conhecer o seu mundo, o mundo dos objetos, o mundo dos outros e a realidade à qual pertence. Observe que cada comunidade desenvolve seu ritmo isso é instintivo dos seres humanos. O ritmo não precisa ser usado com finalidade musical. Para que não se perca o objeto deve-se verificar se as atividades rítmicas estão inseridas nocotidiano escolar, durante as aulas de Educação Física, de uma maneira organizada e programada ou, de que maneira poderiam ser inseridas atividades que englobem as atividades rítmicas. Tendo isto, este trabalho objetivou mostrar a importância do desenvolvimento de atividades rítmicas em escola de ensino público e privado, além de verificar o que a literatura especifica discute a respeito do tema.Participaram do teste as instituições CAAP e MEU KANTINHO onde tem alunos de várias instituições de ensino. Utilizou-se uma ficha de observação, na qual foi anotado: nome de alunos, escola onde estuda, nível de satisfação antes e depois das atividades rítmicas e resultados dos testes de coordenação geral. Além dessas informações outras que tenham sido achadas de relevância como declarações dosprofessores e pais, relatos de alunos, comportamento dos alunos com relação às atividades propostas. Também foi realizada uma entrevista com os professores referente à prática de atividades rítmica. Soma-se a isto, uma busca de material bibliográfico para embasar cientificamente o trabalho possibilitando com isso fazer uma discussão entre o que já foi escrito e o que foi verificado na prática daEducação Física Escolar referente às atividades rítmicas.
Unitermos: Atividades rítmicas. Escola. Educação Física

Introdução

A educação física se manifesta através dos jogos, dos esportes, das lutas e das danças trabalhando no desenvolvimento das habilidades motoras, fisiológicas e psicológicas dos indivíduos. Intervindo no campo pedagógico e da saúde pelo conhecimento da culturacorporal.

É percebido que logo depois que termina a educação infantil é banida as atividades rítmicas, percebe-se que danças folclóricas, danças populares, brinquedos cantados, cantigas infantis não aparecem mais freqüentemente no cotidiano da vida de crianças e jovens fora da escola. Atualmente essas expressões espontâneas e lúdicas foram substituídas por outras atividades mais modernas.Isso tem tornado a sociedade tímida as atividades físicas lúdicas que envolvam desafios motores.

Rosário e Darido (2005) citam que os professores de Educação Física, ainda influenciados, sobretudo pela concepção esportivista, continuam restringindo os conteúdos das aulas aos esportes mais tradicionais, como, por exemplo, o quadrado mágico como o handebol, basquete, vôlei e futebol. Em muitoscasos também, estes conteúdos são distribuídos sem nenhuma sistematização e são apresentados de forma desordenada ou aleatória, ou seja, estes são organizados ou seqüenciados sem critérios mais consistentes.

A percussão corporal ou trabalhos percussivos com ou sem instrumentos alternativos são de fácil assimilação e motivador nos teste realizados todos querem participar Formas e sons...
tracking img