Atividades praticas - sociologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1711 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES PRÁTICAS SUPERVISIONADAS
SERVIÇO SOCIAL
2ª SÉRIE – SOCIOLOGIA

Daiane Azevedo Santos Amado -
Edilcéia Barreto Antunes Menezes
Eliane Sebastião -
Leidiane Gonçalves –
Patirica Aquiles Martins -
Rafaella Cunha Barreira –

Macaé - RJ
2012
Introdução

* Declaração Universal dos Direitos Humanos/ da Virgínia e Emile Durkheim

* Revoluções Americana/Francesa e aera das Revoluções 1789 -1848

* Direitos Humanos e a Política Internacional

* Realidade dos Direitos Humanos no Brasil

* Considerções Finais

* Bibliografia.

Declaração dos Direitos Humanos / Direitos da Virgínia
Emile Durkheim

Ao observarmos as duas declarações, vimos que a Declaração do Estado da Virgínia, não havia muita liberdade de direitos aos americanos. Já naDeclaração Universal dos Direitos Humanos, vimos que a prioridade era o indivíduo ser livre.
De acordo com a Declaração Universal dos Direitos Humanos, o direito pode ser individual, coletivo, solidário e comunicativo.
Individual porque visa a liberdade, a livre iniciativa do ser humano, onde o próprio tem livre arbítrio. Coletivo, pois são os direitos relacionados à saúde, educação,assistência social, lazer, trabalho, segurança e transporte. As lutas sociais estão ligadas ao direito por solidariedade e todo o indivíduo tem direito de se comunicar e da democracia.
Analisamos quanto as teorias de Emile Durkheime chegamos à conclusão que o sociólogo dava imensa importância ao ser humano, quanto a sua maneira de pensar e agir.
Durkheim, considerado um dos fundadores da sociologia, afirmaque todo o indivíduo faz parte de uma sociedade, pois nasce da sociedade e é produto dela.
O ser humano nasce num grupo social, pois a família é o 1º deste, onde são transmitidos valores, crenças, língua. Com o crescimento outros grupos sociais farão parte da vida de cada ser humano.
Durkheim buscou entender a solidariedade social como fator fundamental para constituir as organizações sociais.Em uma de suas obras – “As regras do método sociológico”, formulou o que seria fato social.
Fato social é a maneira como o indivíduo pensa ou age. O fato social é caracterizado por vertentes, ela existe independente da vontade do indivíduo, quesão as regras sociais, costumes, as leis que já existiam antes mesmo do nascimento da pessoa. Outra característica é a ligação social, pois leva oindivíduo a se conformar com certas regras impostas pela sociedade em que vive, independente de sua escolha, que são os códigos de éticas e regras de conduta que estabelecem os direitos e deveres.
A consciência individual está na mente de cada ser humano e serve para dar orientação a cada pessoa individualmente. A sociedade é composta pela soma de várias mentes individuais e com isso forma a consciênciacoletiva ou seja comum a todos. E estaé responsável pela formação dos valores de cada indivíduo, como o certo e errado, em menor ou maior grau. Daí se forma o ser social.

A Revolução Americana/ Francesa e a Era das Revoluções
A Revolução Americana foi uma revolta entre as colônias inglesas na América do Norte que durou 7 anos de 1775 a 1783, por este motivo as relações entre os colonos e acidade tornou-se crítica, quando a coroa mudou a política,aumentou os impostos, por causa do alto custo da guerra .

Os norte americanos receberam ajuda militar e financeira da França, pois estes estavam interessados no enfraquecimento dos ingleses. A Espanha também ajudou com material bélico. Com a Inglaterra derrotada, viu-se obrigada a reconhecer oficialmente a independência dos EUA.
De acordocom a revolução da época, foi observado que o maior problema na indústria francesa era falta de mão de obra.
A sociedade francesa era dominada por 2 grupos privilegiados, os nobres e o clero, que oprimiam os camponeses sem terra, os artesãos e os assalariados, que formavam o grupo burguês ou o 3º Estado. Os impostos eram pagos somente por este grupo para manter o luxo dos nobres.
O Rei da...
tracking img