Atividades online - antropologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3653 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
• Pergunta 1
0.2 em 0.2 pontos

A qual tipo de definição de cultura o texto abaixo da UNESCO (1989) se refere?
“... o conjunto de criações que emanam de uma comunidade cultural fundadas na tradição, expressas por um grupo ou por indivíduos e que reconhecidamente respondem à expectativas da comunidade enquanto expressão de sua identidade cultural e social; as normas e os valores setransmitem oralmente, por imitação ou de outras maneiras. Suas formas compreendem, entre outras, a língua, a literatura, a música, a dança, os jogos, a mitologia, os rituais, os costumes, o artesanato, a arquitetura e outras artes” .
Resposta
Resposta Selecionada:
Cultura tradicional e popular;
Resposta Correta:
Cultura tradicional e popular;
Feedback da resposta: O conceito decultura popular defendido pela UNESCO recomenda a salvaguarda da cultura tradicional e popular (1989). Note a magnitude dessa definição.

• Pergunta 2
0.2 em 0.2 pontos

Complete o espaço vazio com o nome do conceito a que se refere o texto abaixo:
“Uma das mais evidentes dificuldades encontradas na compreensão e definição da __________________ contemporânea tem origem na polissemia doconceito de Cultura, fato que reflete nas mais diferentes abordagens utilizadas para a definição de políticas institucionais de acautelamento, reconhecimento e promoção.” (BONETTI e RIBARIC, 2010)

Resposta Selecionada:
diversidade cultural;
Resposta Correta:
diversidade cultural;


• Pergunta 3
0.2 em 0.2 pontos

LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO E RESPONDA AQUESTÃO PROPOSTA:
“O homem nasce livre, e por toda a parte encontra-se a ferros. O que se crê senhor dos demais não deixa de ser mais escravo do que eles. Como adveio tal mudança? Ignoro-o. Que poderá legitimá-la? Creio poder resolver esta questão.” (ROUSSEAU, J. J. Do Contrato Social. Primeiro parágrafo do capítulo 1. Apud ABRÃO, 2004.).
Qual o nome do pensador que passou a ver na sociedade, ditacivilizada, uma ausência total de liberdade e nas sociedades ditas “simples” uma felicidade absoluta criando o conceito de “Bom selvagem” para os habitantes do novo mundo?
Resposta
Resposta Selecionada:
Rousseau;
Resposta Correta:
Rousseau;


• Pergunta 4
0.2 em 0.2 pontos

LEIA COM ATENÇÃO O TEXTO ABAIXO E RESPONDA A QUESTÃO PROPOSTA:
“(...) Podem-se descobrir osoutros em si mesmo, e perceber que não se é uma substância homogênea, e radicalmente diferente de tudo o que é si mesmo; eu é um outro. Mas cada um dos outros é um eu também, sujeito como eu. Somente meu ponto de vista, segundo o qual todos estão lá e eu estou só aqui, pode realmente separá-los e distingui-los de mim. Posso conceber os outros como uma abstração, como uma instância da configuraçãopsíquica de todo indivíduo, como o Outro, outro ou outrem em relação a mim.Ou então como um grupo social concreto ao qual nós não pertencemos. Esse grupo, por sua vez, pode estar contido numa sociedade: as mulheres para os homens, os ricos para os pobres, os loucos para os “normais”. (...)”. (TODOROV, 1999:3).
Como se chama o termo usado ao longo da História, notadamente envolvendo a culturaGreco-romana, para designar o incivilizado, aquele que não pertence a uma civilização, cuja principal diferença era a fala?
Resposta
Resposta Selecionada:
bárbaro;
Resposta Correta:
bárbaro;


• Pergunta 5
0.2 em 0.2 pontos

Como vimos na Unidade 1, poucos conceitos possuem tantas definições como o de cultura e consequentemente, o de diversidade cultural e o de culturatradicional e popular. No Brasil, na IV Conferência de Educação e Cultura na Câmara dos Deputados , foi proposto três eixos sobre o qual a cultura popular brasileira deveria ser analisada. São eles:
Resposta
Resposta Selecionada:
O tratamento contraditório e insuficiente em relação às expressões das Culturas Populares; às dificuldade de reconhecimento das chamadas expressões...
tracking img