Atividades Matemáticas sobre Educação Ambiental

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas: 5 (1071 palavras)
  • Download(s): 0
  • Publicado: 23 de setembro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES MATEMÁTICAS SOBRE EDUCAÇÃO AMBIENTAL


O ensino integrado de Ciências Naturais e Matemática é constante no cotidiano escolar, e trabalhar a questão ambiental, o consumismo, o desperdício é muito importante nos dias atuais, porque é preciso que as crianças aprendam, desde pequenas, a terem a consciência de que para preservar o ambiente, além de não destruí-lo e poluí-lo, é precisodeixar de lado a cultura consumista e de desperdício, por elas nos induzirem a uma maior produção de lixo, agravando dessa forma o problema ambiental.
A atividade de interpretação do quadro apresentado na orientação deste trabalho é uma atividade muito ampla: cada item do quadro - a água, o petróleo, a carne, os automóveis e o gás carbônico - nos dão diversas oportunidades de realizar projetosmagníficos sobre o tema Educação Ambiental. Porém, acredita-se que, para as crianças das Séries Iniciais do Ensino Fundamental, é importante trabalhar cada item separadamente para que as crianças não se confundam e também tenham uma melhor compreensão. Poderíamos trabalhar, por exemplo, sobre o petróleo, a questão da conservação dos brinquedos (principalmente os de plástico, por este ser umderivado do petróleo); no item sobre o consumo de carne, poderia ser feito um trabalho integrado com um projeto sobre alimentação, porções de cada tipo de alimento que seria correto comer diariamente, preços de cestas básicas, etc.; sobre o número de automóveis, poderia ser feito um trabalho integrado sobre os meios de transporte, qual o combustível utilizado em cada tipo, ligando assim, ao tema dopetróleo, e também poderia ser integrado sobre a emissão de gases que os automóveis soltam na atmosfera, onde já entraríamos na questão sobre queimadas, fumaças que saem das chaminés das indústrias, etc., enriquecendo o trabalho sobre a emissão de gás carbônico no ambiente. Mas, sem dúvida, o tema inicial de todas essas ligações entre os temas do quadro, seria o item sobre a água, por ser umrecurso muito presente na vida das crianças, nas suas necessidades diárias, higiene...
Como qualquer atividade, não se poderia trabalhar uma questão apenas sobre a água, porém a questão seria sobre preservação, conservação, o não desperdício nem exploração excessiva dos recursos naturais oferecidos pela natureza, então, seria realizado, primeiramente, um estudo para descobrir de onde vem a água queabastece a população, como os rios nascem, etc.
Uma atividade que poderia ser feita com os alunos, de preferência os da 4ª série, para conscientizá-los sobre a importância do não desperdício, seria medir os gastos que há de água quando uma torneira fica pingando.
Poderia se fazer a experiência de deixar uma torneira pingando, durante uma hora, em um recipiente. Em seguida, medir o volume deágua coletado. Esse resultado terá que ser multiplicado por 24, para se ter a idéia do volume de água desperdiçado num dia. A partir destes dados, os alunos deverão calcular quanto seria desperdiçado em um mês (considerando um mês de trinta dias) e em um ano. É importante lembrar que essa água da experiência não poderá ser desperdiçada: combinar com os alunos qual seria o melhor aproveitamentodesse volume de água e realmente fazê-lo após o término da experiência.
Durante a resolução dos problemas, verificar se os alunos multiplicariam o resultado do desperdício de um dia pelos 365 dias do ano ou multiplicariam o resultado do desperdício do mês pelos 12 meses do ano. No momento em que sentirem dificuldades ou notarem que os resultados não seriam os mesmos, orientá-los na questão de queconsideramos que o mês possui 30 dias por ser a média de dias de cada mês (porque se dividirmos os 365 dias pelos 12 meses, a média de dias será 30), porém há meses que possuem 31 ou até 28/29 dias.
Essa atividade deverá ser realizada com alunos de 4ª série que já saibam multiplicar com o multiplicador de dois algarismos ou poderá ser aproveitada a situação para explicar-lhes como ocorre essa...
tracking img