Atividades lúdicas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (300 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
A atividade lúdica é utilizada como uma ferramenta para o aprendizado, muitas crianças não consegue assimilar o conteúdo que o professor esta explanando, por isto é necessário utilizar jogos,dinâmicas que exemplifique melhor o conteúdo proposto.
O jogo enquanto ferramenta de aprendizagem vai se desenvolver de forma positiva, se o educador souber trabalhar adequadamente com ele.Atividade lúdica para a criança, além de prazerosa, sempre tem um caráter exploratório, possibilitando o exercício corporal, o treino do ritmo, harmonia e desenvoltura corporal. A criança se reconheceenquanto agente de seu espaço.
Todo o ser humano pode beneficiar-se de atividades lúdicas, tanto pelo aspecto de diversão e prazer, quanto pelo aspecto da aprendizagem. Através das atividadeslúdicas podem ser desenvolvidas várias capacidades, explorar e refletir sobre a realidade, a cultura na qual vivemos questionar regras e papéis sociais.
É muito importante que a criança desdepequeno brinque se divirta, pois ela se torna ativa, pois o jogo ajuda a construir novas descobertas, enriquece sua personalidade. A incorporação de brincadeiras, jogos e brinquedos na práticapedagógica, podem desenvolver diferentes atividades que contribuem para inúmeras aprendizagens e para a ampliação da rede de significados construtivos tanto para crianças como para os jovens.
Muitasvezes a atividade lúdica ajuda crianças com sintomas de agressivo durante a aula, principalmente nos intervalos. Essa agressividade ocorre pela falta de ações mais significativas, ou pela falta deexperiência com atividades em grupo que envolve colaboração e o respeito pelo próximo.
Por isto é recomendável que professores trabalhem de forma diferenciada com os alunos, para observar seucomportamento e trabalhar de forma individualizada e em grupo para que possa despertar na criança as emoções, o sentimento, sua singularidade, na maneira de pensar, amar e fazer de cada um, analisando...
tracking img