ATIVIDADES ESTRUTURADAS Fundamenstos de SI

1131 palavras 5 páginas
DESENVOLVIMENTO:

Desde o início da era industrial, o valor de uma empresa estava diretamente relacionado ao seu patrimônio e a sua capacidade de produção (bens tangíveis). Nesta época, a ampliação das capacidades físicas era o principal fator de valorização de uma empresa, isto é, valia mais que obtivesse maior número de coisas no menor espaço de tempo.

Com a revolução digital e a redução de custos dos produtos de tecnologia, empresas de diversos portes informatizaram seus serviços. Motivado pela globalização (maior competitividade gerada pela abertura dos mercados e a chegada de novos produtos), o mercado assumiu uma postura mais competitiva, assim, apenas recursos de tecnologia da informação e comunicação já não eram suficientes para serem diferenciais competitivos (ser melhor naquilo que os clientes valorizam), mas, sim, um pré-requisito para que estas empresas sobrevivessem.

Na atual era do conhecimento, o valor da empresa está relacionado à capacidade de inovação. Assim, presenciamos empresas, como a Google, que possui um valor muito maior que seu patrimônio físico e seus principais produtos são bens intangíveis (bens intangíveis podem ser: marcas, patente, conhecimento contido em uma solução de software, de medicamentos, dentre outros), resultado do conhecimento adquirido pela empresa.
Dessa forma, podemos assegurar que a Google teve a capacidade de transformar os dados e as informações que possui em algo útil e muito valorizado pela sociedade. Como conclusão, a partir da história desta gigante, é possível afirmar que as tecnologias de informação e comunicação são fundamentais para melhorar o desempenho e controle dos diversos negócios, além delas serem fontes de dados e informações que serão utilizadas como matéria prima para a tomada de decisão e inovação competitiva.

No entanto, quando se avalia papel social, empregabilidade dentre outros números, são as Micros, Pequenas e Médias Empresas (MPMEs) que impressionam. Segundo dados do Sebrae

Relacionados