ATIVIDADES EPILINGUÍSTICAS vs. ATIVIDADES METALINGUÍSTICAS


Atividades epilingüísticas são aquelas que operam sobre a própria linguagem, comparando as expressões e transformando-as. Este tipo de atividade brinca com a linguagem realizando uma reflexão sobre os recursos da língua de modo a potencializar o seu domínio nas esferas pessoais e sociais que pedem um uso eficiente da linguagem verbal. Basicamente, podemos realizá-las de modo mais ou menos consciente, dependendo das situações e das finalidades pelas quais são empregadas. O cuidado que dispensamos a reformular nossa fala para nos tornarmos melhor compreendidos por nossos interlocutores é um exemplo de atividade epilingüística, assim como quando reescrevemos várias vezes um mesmo texto, transformando-o para tornar sua expressão tão fiel quanto possível aos nossos propósitos discursivos – informar, opinar, convencer, emocionar, satirizar, desculpar-se etc. Nem sempre se trata de aprender novas formas de construção etransformação das expressões; muitas vezes se trata de tornar operacional e ativo um sistema a que o aluno já teve acesso fora da escola, em suas atividades linguísticas comuns.

Exemplo de atividade epilinguística:

Exercício de compreensão em inglês:


• Write the conversation in the correct order:

Nice to meet you, Maria! Are you from Portugal?
Hello! What’s your name?
It’s in India. Where are you from, Rita?
Hi there!
My name’s Maria Fernandes.
Rita. What’s your name?
I’m from Perth, in Australia.
Where’s Goa?
No, I’m from Goa.

Rita:
Maria:
Rita:
Maria:
Rita:
Maria:
Rita:
Maria:
Rita:


As atividades metalinguísticas são efetuadas conscientemente pelo sujeito e exigem habilidades de reflexão e autocontrole, por exemplo, corrigir a sintaxe de uma frase ou texto. É uma análise voltada para a descrição, por meio da classificação e sistematização dos elementos linguísticos, utilizando uma terminologia que possibilite falar sobre a língua. A instalação [continua]

Ler trabalho completo

Citar Este Trabalho

APA

(2012, 05). Atividades epilinguísticas vs. atividades metalinguísticas. TrabalhosFeitos.com. Retirado 05, 2012, de http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atividades-Epilingu%C3%ADsticas-Vs-Atividades-Metalingu%C3%ADsticas/224380.html

MLA

"Atividades epilinguísticas vs. atividades metalinguísticas" TrabalhosFeitos.com. 05 2012. 2012. 05 2012 <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atividades-Epilingu%C3%ADsticas-Vs-Atividades-Metalingu%C3%ADsticas/224380.html>.

MLA 7

"Atividades epilinguísticas vs. atividades metalinguísticas." TrabalhosFeitos.com. TrabalhosFeitos.com, 05 2012. Web. 05 2012. <http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atividades-Epilingu%C3%ADsticas-Vs-Atividades-Metalingu%C3%ADsticas/224380.html>.

CHICAGO

"Atividades epilinguísticas vs. atividades metalinguísticas." TrabalhosFeitos.com. 05, 2012. Acessado 05, 2012. http://www.trabalhosfeitos.com/ensaios/Atividades-Epilingu%C3%ADsticas-Vs-Atividades-Metalingu%C3%ADsticas/224380.html.