ATIVIDADES DE PRÁTICAS SUPERVISIONADAS: TRABALHADORES QUE VIVENCIAM O SOFRIMENTO PSÍQUICO DEVIDO Á EXPOSIÇÃO À SITUAÇÃO DE HUMILHAÇÃO SOCIAL EINVISBILIDADE PUBLICA.

903 palavras 4 páginas
1 - INTRODUÇÃO

A invisibilidade social é uma modalidade de angústia provocada pelo impacto traumático da desigualdade das classes. Esse fenômeno está presentes em no cotidiano das de moradores de rua, marginalizados, e em varias classes trabalhadoras consideradas inferiores, e que acabam sendo ignoradas e/ou descriminadas pela sociedade.
O Conceito de invisibilidade social tem sido aplicado, em geral, quando se refere a seres socialmente invisíveis, seja pela indiferença, seja pelo preconceito, o que nos leva a compreender que tal fenômeno atinge tão somente aqueles que estão à margem da sociedade. Existem diversos fatores que contribuem para que a invisibilidade social ocorra: histórico, cultural, social, religioso, econômico, estético etc.
A análise de teorias da Psicologia como ideologia feitas de concepções e práticas que encobrem e justificam as mazelas de uma sociedade desigual, injusta e violenta - é antiga, mas está ausente de grande parte dos cursos superiores de formação de psicólogos que, muitas vezes, e cada vez mais, limitam-se ao fornecimento de algumas receitas de técnicas de avaliação psicológica e de psicoterapia, sem qualquer atenção à formação intelectual dos psicólogos.

2 - OS GARIS

Como exemplo empírico para este trabalho, estudamos cuidadosamente os responsáveis pela limpeza das cidades e logradouros em geral: o Gari. A palavra Gari pode referir-se a:
• Gari - lixeiro ou varredor.
• Gari - alimento ou conserva usado no Oriente.
• Gari - Profissional responsável pela higiene e estética das ruas das cidades, dos jardins, das praças e logradouros públicos.

Com ambiente de trabalho sofrível, os garis desempenham suas atividades munidos de carrinho, pá e vassoura em prol do asseio e beleza da cidade. Além das adversidades do ambiente de trabalho, enfrenta diariamente o preconceito e o desrespeito de muitas pessoas, sem perder o ânimo diante destas. Definição: Cleiton Xavier e Charles Lima da prefeitura de Flores - PE.

Relacionados