Atividades de lazer para surdos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2336 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ANA LÚCIA DIAS, CAMILA MENNA BARRETO

ATIVIDADES DE LAZER PARA SURDOS

Projeto apresentado como requisito parcial à aprovação na disciplina de Atividades de lazer e entretenimento, pertencente ao Curso de Gestão em turismo, na Faculdade de Administração, Contabilidade e Economia da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SULCURSO DE GESTÃO EM TURISMO

ANA LÚCIA MOURA DIAS, BARBARA DIOGO E CAMILA MENNA BARRETO

Porto Alegre
2011

Sumário
introdução 4
descrição conceitual do projeto 5
o projeto 8
estratégias de ensino 10
PERÍODO DE REALIZAÇÃO 10
PÚBLICO ALVO 10
LOCAL DE REALIZAÇÃO 11
CUSTOS 12
PARCERIAS 13
PROGRAMAÇÃO 14
estratégias de COMUNICAÇÃO 18
CONSIDERAÇÕES FINAIS 19BIBLIOGRAFIA 20

INTRODUÇÃO

A deficiência auditiva traz algumas limitações para o desenvolvimento do indivíduo, uma vez que a audição é essencial para a aquisição da língua oral.
Embora não se tenha uma estatística geral, é grande a incidência de casos de surdez. O Censo Escolar/2004 computou 62.325 crianças surdas matriculadas nas escolas de todo o país. Esse fato trouxe a necessidade de prepararprofissionais que lidam diariamente com grande quantidade de público/pessoas uma vez que possa existir dentro deste grupo uma ou mais pessoas com algum grau de deficiência auditivo. Esses graus em termos médicos podem ser categorizados em:
* Perda auditiva leve: não tem efeito significativo no desenvolvimento desde que não progrida, geralmente não é necessário o uso de aparelho auditivo.* Perda auditiva moderada: pode interferir no desenvolvimento da fala e linguagem mas não chega a impedir que o indivíduo fale.
* Perda auditiva severa: interfere no desenvolvimento da fala e linguagem, mas com o uso de aparelho auditivo poderá receber informações utilizando a audição para o desenvolvimento da fala e linguagem.
* Perda auditiva profunda: sem intervenção, a fala e alinguagem dificilmente irão ocorrer.
O objetivo deste projeto é, portanto, fornecer informações básicas sobre atividades adaptadas para pessoas com deficiência auditiva.

DESCRIÇÃO CONCEITUAL DO PROJETO

Entendo melhor a surdez

Audição

É o sentido por meio do qual se percebem os sons.
O processo normal da audição inicia com a captação de ondas sonoras pela orelha externa e prossegueatravés da condução dessas ondas pela orelha média. Ao chegar à orelha interna, as ondas sonoras são transformadas em impulsos elétricos, que são enviados ao cérebro. No cérebro se dá a decodificação dos sons, o que caracteriza a audição propriamente dita.
O Som

O som possui características que influem na audição. Uma delas é a sua capacidade de se propagar nos meios gasoso, líquido ou sólido. Essapropagação, como já foi visto, se dá sob a forma de ondas, provocando uma vibração tal que é capaz de ser transmitida para o cérebro através do ouvido (meio gasoso / ar) e do corpo como um todo (meio sólido / ossos).
Assim sendo, a capacidade de ouvir determinados sons vai depender da conjugação entre o grau de perda em decibéis e as freqüências preservadas na orelha interna. É através docruzamento dessas duas informações que se obtém o resultado da audiometria, que é o exame que determina o grau de audição das pessoas.

Deficiência Auditiva

Essa expressão sugere a diminuição ou a ausência da capacidade para ouvir determinados sons, devido a fatores que afetem quaisquer das partes do aparelho auditivo.
A Política Nacional de Educação Especial define a deficiência auditiva como sendoa “perda total ou parcial, congênita ou adquirida, da capacidade de compreender a fala através do ouvido” (BRASIL, 1994).
Essa definição permite concluir que:
1) existem diferentes graus de perda auditiva;
2) a surdez pode ocorrer em diferentes fases do desenvolvimento; e
3) a sua pior conseqüência é a impossibilidade de ouvir a voz humana (fala).
Dependendo da época da instalação...
tracking img