Atividades de goleiro adaptado a categorias de base

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (663 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES DE GOLEIRO ADAPTADO PARA CATEGORIAS DE BASE

Autor: Oberti Rodrigues Porto

INTRODUÇÃO

A posição de goleiro é a mais exigida no futebol. Mesmo em jogos onde o goleiro poucoparticipa com grandes ou médias defesas, as chamadas “intervenções” são acompanhadas de perto pelos olhares de todos que desejam que a bola ultrapasse a linha final da goleira ou não. É por isso, queum goleiro deve ter sempre a consciência que sua participação em uma partida é fundamental para o sucesso ou fracasso de sua equipe. Muitas vezes depende da sua agilidade, da sua capacidade de reaçãoe concentração, da qualidade de suas defesas, que o adversário faça ou não um gol. Por isso suas capacidades nesta área devem ser muito bem treinadas (Maier, 1978).A capacidade física, aliada a boatécnica, agilidade e o raciocínio rápido de um goleiro, são o diferencial do atleta pronto para posição ou alguém que apenas “foi para o gol” para cumprir apenas uma tarefa árdua sem maiorescomprometimentos ou responsabilidades, ao contrário do que se espera de um goleiro em uma partida de futebol, seja em qual nível estiver.

METODOLOGIA

O projeto da ONG Porto da Vila, destina-se acrianças e jovens entre 09 a 16 anos, dessa forma, a formação do jovem goleiro deve ser dada por etapas, planificada à longo prazo, nunca ignorando a escassez de pratica desportiva disponibilizado nasescolas.
Os exercícios para desenvolvimento dos jovens goleiros devem obedecer uma sequência lógica, que busque sempre a correção de movimentos, partindo de exercícios mais simples para outros comalguma complexidade. As atividades devem apelar para criatividade individual, onde se desenvolva o talento inato, agregando auto-confiança e responsabilidade ao jovem atleta, que deve desenvolver, nãosó apego pela difícil posição, mas também a toda prática desportiva, estimulando-o contra o sedentarismo.

DESENVOLVIMENTO

No primeiro mês de atividade com dias específicos para...
tracking img