Atividades de compras e gestao de estoques

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1718 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 2 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ILDOMAR LUIZ HELPING






A ATIVIDADE DE COMPRAS E A GESTÃO DE ESTOQUE COMO ELEMENTOS ESTRATEGICOS NAS ORGANIZAÇÕES.













FLORIANÓPOLIS- SC
2012
A ATIVIDADE DE COMPRAS E A GESTÃO DE ESTOQUE COMO ELEMENTOS ESTRATEGICOS NAS ORGANIZAÇÕES.




Helping, Ildomar Luiz
Borges, Ana Paula


RESUMO



A atividade de Compras e a Gestão deEstoques vem evoluindo ao longo do tempo, de acordo com o contexto econômico e tecnológico no qual elas se inserem. Vários autores discorrem sobre a Gestão de Estoques e acabam por refletir essas mudanças e visões particulares, expondo suas teorias ao construírem seus métodos e modelos de Gestão e ferramentas de acompanhamento. O objetivo geral desta monografia é demonstrar que ao utilizarem umacorreta gestão de compras e estoques as empresas proporcionam a si mesmas um diferencial competitivo. A primeira parte desta monografia visa a resgatar e integrar os estudos sobre as atividades de compras e a gestão de estoque. A segunda parte da monografia compreende uma pesquisa qualitativa, enfocando o universo das empresas náuticas de Santa Catarina.

Palavras- chave: gestão de compras,estoque, competitividade.






1- INTRODUÇÃO


Devido à grande competitividade entre as empresas, observa-se pela necessidade de implantações de controles e planejamentos internos minuciosos dentro das organizações. Mudanças econômicas, culturais e sociais dos países, exigem alterações no perfil das empresas.
No atual momento vivem-se mais um período de crise, agora na Europa. Para o Brasila crise de um modo geral ainda tem afetado em diversos setores de diversas indústrias. Os indicadores econômicos custam a melhorar e o cenário e as previsões parecem a piorar a cada mês. O ano de 2011 vai ser lembrado como o ano da crise soberana européia. Esta crise ainda não esta superada. Ao contrário. O risco para 2012 é que a crise européia se espalhe por contágio e afete também os paísesemergentes. A estagnação na Europa e nos Estados Unidos vai tende a continuar. Junto com o Jápão, as grandes economias mundiais estarão na crise. As perspectivas são de que as economias mais avançadas da crise vem afetando os países em desenvolvimento. A possível importação da crise parece vir mesmo do setor externo.
As constantes notícias sobre dificuldades na economia afetam a confiança doconsumidor e podem alterar sua maneira de consumir, o que significa que ele vai procurar novas alternativas, comprando apenas o necessário e optando por produtos de marcas mais baratas.
O controle interno predominantemente é vinculado a atos fraudulentos; escândalos, propinas, manipulações contábeis. Existem duas visões de controles internos empresariais: Uma com foco anti-fraude e outra com foco degestão.
Controle interno é a expressão usada para descrever todas as medidas tomadas pela administração e gerência, para dirigir, planejar, organizar e controlar sua empresa, sem um controle eficaz, é possível que o administrador não consiga alcançar os objetivos pretendidos frente aos desafios e obstáculos encontrados na conquista de seu espaço na sociedade. No segmento de indústrias náuticas ocrescente nível de competição tem levado as organizações a desenvolverem estratégias que visam a torná-las menos vulneráveis às mudanças que vêm ocorrendo nos ambientes externo e interno. Com a globalização, no setor, tem aumentado a competitividade devido às alterações no comportamento dos consumidores, e á instalação de empresas internacionais, que a cada dia, aumentam a concorrência. Nestesentido algumas empresas buscam explorar técnicas inovadoras implantando controles em diversos setores onde pode se considerar de maior risco, estoques, armazenagem, compras, faturamento, contas a pagar.
Em virtude da crescente competitividade, o controle interno voltados para as atividades de compras e gestão de, poderá contribuir para as empresas do setor náutico permanecerem no mercado....
tracking img