Atividades complementeares

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Triste Fim de Policarpo Quaresma

O romance descreve a trajetória de vida de um personagem simpático, honesto e muito diferente para a época, Policarpo Quaresma. Policarpo era um nacionalistaincansável, sempre disposto a qualquer ação para promover a cultura e os costumes que considerava puramente brasileiros, por esse motivo se tornou um estudioso de livros e da língua tupi-guarani – doisfatos muito criticados naquela sociedade onde apenas doutores liam e estudavam e o tupi-guarani já havia sido esquecido.
Relatando as tentativas frutadas de Policarpo para desenvolver açõesnacionalistas – tentou aprender tocar violão, integrar novamente o tupi-guarani na cultura brasileira, plantar para provar que as terras brasileiras eram as mais produtivas, se envolveu em conflitos políticoacreditando estar lutando por um governo justo e promissor – a história se alterna entre o cômico e o crítico.
No decorrer da história muitas outras vidas são relatadas paralelamente à de Policarpo,deixando ainda mais evidente os preconceitos, a banalidade e o jogo de interesses daquele período do século passado:
“Uma época em que em que, para as mulheres, o casamento ainda era a prioridade, umacobrança incansável imposta pela da sociedade. Casamento era obrigatório, um jogo de interesses, quase sempre não envolvia sentimentos e sim uma papel a se cumprir. A escravidão já há muito tempo estavaabolida, porém os preconceitos com os negros e com qualquer tipo de comportamento que remetesse a eles, ainda era muito forte. Exemplo disso na história de Policarpo foi o violão, instrumento quetentou aprender a manusear, sem sucesso, para manter a origem da cultura de sua terra”.
Os conflitos políticos, a corrupção e o descaso do governo é muito abordada neste romance. Críticas sobre apreguiça e desonestidade e a ineficiências de personagens políticos acontecem com mais evidencia na última parte do livro.
Com uma linguagem informal e descontraída, Lima Barreto encheu suas páginas com...
tracking img