Atividades avaliativas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1521 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 17 de junho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADE AVALIATIVA - QUESTIONÁRIO

Curso: Administração
Disciplina: Tecnologias de Gestão Semestre:3º Ano: 2011/1
ORIENTAÇÕES:

Leia o texto a seguir e responda as questões individualmente.
Para finalizar, salve o arquivo em formato Word 97-2003 (.doc), contendo:
1) Seu nome e seu RA
2) Nome do tutor presencial
3) Nome da disciplina/módulo
4) Nome do professor EAD
5) Conteúdo doLaboratório
6) Laboratório concluído, postar arquivo no Moodle

A atividade postada no prazo regular valerá de 0,0 (zero) a 1,5 (um ponto e meio). Entregas após o prazo regular até o limite do prazo máximo terão seu valor reduzido para o máximo de 1,0 (um ponto). Após o prazo máximo as atividades não serão mais aceitas.

Prazo final para entrega:

As questões abaixo relacionadas devem serrespondidas de acordo com o conteúdo ministrado nas teleaulas, livro texto e materiais de apoio.

Tele aula 1
Conceitue sustentabilidade empresarial.

Tele aula 2
Qual é o papel da liderança em uma organização que aplique intensamente o empowerment? Comente.

Tele aula 3
Quais os passos para a implementação do Seis Sigma numa organização e que benefícios ele
acarreta?

Tele aula 4Defina o que são as normas ISO e, em especial, qual o objetivo da ISO 14.001?

Tele aula 1
Conceitue sustentabilidade empresarial.
R: Vivemos hoje sobre o fio da navalha em relação às questões ambientais. Nosso planeta dá sinais claros de que não suporta mais o ritmo de consumo que imprimimos nos dias atuais. A poluição da terra; da água e do ar; chegaram a níveis tão altos que em alguns paísescertas regiões chegam ater níveis de poluentes que provocam deformidades e problemas gravíssimos de saúde para os habitantes locais.
Como vivemos numa “bolha de vida” e tudo o que se faz aqui reflete obrigatoriamente em toda parte, a sucessão de ocorrências catastróficas ligadas ao clima e ao meio ambiente, constantemente atacados pelo nosso modo de vida; acabaram forçando a humanidade a repensarsua forma de se relacionar com o planeta. Isso ajudou muito a criar e a fomentar uma consciência planetária de que algo deve mudar.
Da mesma forma, essa massa cada consumidora, cada vez mais, representa uma pressão constante sobre as empresas e suas práticas de produção e de prestação de serviços. Isso é muito positivo, pois cria nas empresas a necessidade de adaptarem seus procedimentos ou demudarem sua forma de agir de forma drástica e rápida; sob pena de verem suas vendas (e seus lucros) caírem vertiginosamente de forma perigosa e arriscada. Esse “novo comportamento” acabou recebendo o nome de sustentabilidade empresarial. Desta forma, as empresas acabaram definindo um conjunto de práticas que procuram demonstrar o seu respeito e a sua preocupação com as condições do ambiente e dasociedade em que estão inseridas ou aonde atuam.
Para atribuir-se um controle maior e transformar essa preocupação num ponto de apoio ao marketing dessas empresas, a BOVESPA criou Há algum tempo um índice para medir o grau de sustentabilidade empresarial das empresas que têm ações na bolsa: O I.S.E. – Índice de Sustentabilidade Empresarial; que acabou se tornando um importante fator para despertar ointeresse de investidores nas ações de empresas que possuem políticas claras de respeito à responsabilidade social de seus empreendimentos, produtos e serviços. As empresas que se interessam em adotar o índice devem responder a um questionário de aproximadamente cento e cinqüenta questões relacionadas ao meio ambiente, atuação social, governança e seu envolvimento com a causa do desenvolvimentosustentável. E já existem trinta e duas empresas vinculadas ao índice cujo escopo e alcance devem aumentar consideravelmente muito em breve.
Infelizmente, devemos reconhecer que a sustentabilidade empresarial ainda não é um tema central em muitas empresas. Principalmente em países como o nosso e nos países ricos, muitas corporações associam a idéia da sustentabilidade empresarial a um aumento nos...
tracking img