Atividades avaliativas – fundamentos filosóficos da educação

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1146 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

ATIVIDADES AVALIATIVAS

Manaus - AM
2011

Atividades Avaliativas – Fundamentos Filosóficos da Educação

1. Observe a seguinte afirmação: ”A Filosofia faz com que o educador não seja mero reprodutor de idéias e de técnicas pedagógicas, mas possibilite a construção de uma educação emancipatória e libertadora”. Aponte as diferenças entre o professormeramente técnico e o professor comprometido com a educação crítica, emancipatória e libertadora.

Resposta: O professor técnico é um professor que só está preocupado em cumprir o calendário escolar, sem se preocupar em desenvolver seres humanos, “pessoas críticas”.
Já o professor comprometido com a educação é aquele profissional que se preocupa em desenvolver uma educação crítica emancipatória elibertadora. É um educador ético, crítico, responsável, que tem plena consciência em formar cidadões éticos e críticos.
Esse profissional é um educador comprometido com a educação,onde sempre se questiona,refleti sobre suas ações, constrói com o outro, compartilha conhecimento. É como a professora Jória falou “é coloca-se diante da sua prática de educar. É conduzir, orientar, mostrar essa realidade,essa sociedade. Fazer com que esse sujeito tenha um olhar crítico, mas de quem olhe no sentido de transformá-la, no sentido de construir com esse meio social, com esse sujeito”.

2. A Filosofia apresenta diferentes áreas de estudo, dentre elas, a Filosofia da Linguagem e a Antropologia. Explique cada uma dessas áreas, demonstrando sua relação com o ato pedagógico.
Resposta: A Filosofia dalinguagem e Antropologia estão interligadas com o ato pedagógico. A antropologia estuda a concepção do ser humano, quem é o ser humano, e a Filosofia da linguagem trabalha com a construção da comunicação humana,como se dar o processo da linguagem,o seu desenvolvimento e a importância da linguagem.
O profissional da pedagogia que está envolvida com a construção do ser humano e a sua comunicação.
Oeducador tem esse papel de pensar, agir e de refletir quem é esse aluno, qual a melhor forma de passar o conhecimento para esse ser humano, estou passando o conteúdo programado da melhor maneira, a comunicação, a linguagem está sendo absorvido da melhor maneira, que sujeito eu quero formar e que valores é preciso ensinar e construir.
Então a antropologia e a Filosofia da linguagem caminham juntascom o ato pedagógico.

3. Explique detalhadamente os três principais verbos atribuídos à educação: Informar, Discutir e Criar.
Resposta: O profissional de pedagogia para ser um bom profissional ele precisa passar informações, conhecimento, através da discussão do dialogo, Criar sempre novas informações porque a educação não é estática ela é dinâmica.
Trocar experiências, idéias, compartilharnossas visões a maneira de como percebemos e vemos o mundo.
Informar é ter conhecimento.
Discutir é trocar informações e conhecimento.
Criar é inovar, criar novas informações e conhecimento.

4. Apresente o processo de desenvolvimento da educação formal, desde o século XVlll ao século XX, enfatizando a tarefa do educador na escola atual.
Resposta: Antes do Renascimento a educação eravoltada para os princípios da fé e da religião, com o Renascimento surge uma educação humanista, onde o ser humano passa ser o centro. Há uma preocupação de educar este ser humano racional, que possui valores.
As responsabilidades são divididas, cada qual vai ter o seu papel, a família, a escola, o ambiente profissional, os meios de comunicações. A infância passa a ser entendida de diferentes maneiras,os níveis de idade começa a ser valorizada no ambiente educacional.
Antes as escolas não tinham uma estrutura como nos conhecemos, a responsabilidade da educação era de toda a tribo. Com o surgimento do Renascimento é que começam a surgir os ideais de escolas que nos conhecemos.
Então no século Vl a.c que vai surgir uma escola que reforça uma educação, sem restringir somente ao ambiente...
tracking img