Atividades aquáticas para deficientes visuais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1708 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ATIVIDADES AQUÁTICAS PARA DEFICIENTES VISUAIS[1]

Jadna Martinhago Fernandes2;
Luisa Forgiarini2;
Maurício Apolinário Elias2;
Sandra Carlos dos Santos[2].

RESUMO

O conceito de deficiência visual refere-se a uma situação irreversível da diminuição da resposta visual, em virtude de causas congênitas ou hereditárias. Essa deficiência pode ser leve, moderada, severa,profunda ou ausência total da visão. A prática de atividades físicas para pessoas com deficiência, tem como principal objetivo o desenvolvimento de suas potências individuais e coletivas dessa parte da população, neste contexto ressaltamos as atividades aquáticas,que a cada dia que passa aumentam mais seus praticantes .

Palavras-chave: deficiência. benefícios. natação.

INTRODUÇÃO

Oato de nadar é uma atividade muito antiga, que ao decorrer dos séculos, sofreu várias influências na humanidade. Atualmente, é um esporte bastante praticado em vários países do mundo e cada vez mais aumentando seus praticantes, principalmente nas áreas de paraolimpíadas, devolvendo assim ao praticante uma certa função na sociedade, reabilitando-o perante a si mesmo e a sociedade.
Otrabalho a seguir tem a intenção de mostrar um pouco deste mundo dos deficientes visuais,como adquiriram sua deficiência, e com as atividades aquáticas,como podem melhorar seu convívio social e até mesmo suas potências individuais nas competições de alto rendimento.
OBJETIVO GERAL: Examinar a prática de atividades aquáticas, por parte de pessoas com alguma deficiência visual, em seu processode habilitação, reabilitação e interação social.

OBJETIVO ESPECÍFICO: Identificar o termo deficiência visual, suas principais causas, sinais de alerta, além das formas de tratamentos.

MÉTODO: Para a presente pesquisa, foi se utilizado do método bibliográfico, ou seja, uma atividade de localização e consulta de fontes diversas de informações escritas, para coletar dados gerais ouespecíficos a respeito de um tema. (LIMA,1997)

DESENVOLVIMENTO:
O conceito de deficiência visual refere-se a uma situação irreversível da diminuição da resposta visual, em virtude de causas congênitas ou hereditárias. Essa deficiência pode ser leve, moderada, severa, profunda ou ausência total da visão. (MASINI, 1994)
A pessoa com baixa visão é aquela que apresenta a diminuição das suasrespostas visuais, mesmo após tratamento ou correção óptica. Já os cegos, só tem percepção da luz, assim, precisam aprender através do método “Braille”, ou usar outros métodos que não utilizam a visão. Os portadores parciais são aqueles que têm limitações da visão à distância e são capazes de ver objetos e materiais. Os portadores de visão reduzida são considerados aqueles que conseguem corrigiratravés de uma cirurgia ou lentes.As principais causas da cegueira são: doenças infecciosas, acidentes, ferimentos, envenenamento, tumores, doenças gerais, influências pré-natais e hereditariedade. (Idem).
Podemos identificar a deficiência por meio de desvios de um dos olhos, atraso de desenvolvimento pelo baixo aproveitamento escolar, bem como não reconhecer as pessoas. Por isso,devemos estar cuidando com alguns sinais de alerta como: olhos vermelhos; pálpebras inchadas; esfregar com frequência os olhos; segurar os objetos perto dos olhos; e quando deixar cair objetos pequenos (Idem).
As principais doenças que causam a cegueira são as retinopatias diabéticas, aquela em que atinge pessoas com diabetes, devido ao aumento de açúcar no sangue. Deslocamento de retina, umadoença que pode ocorrer devido a um traumatismo, por diabetes ou hemorragia. Catarata aquela em que a pupila torna-se opaca e esbranquiçada, atingindo pessoas com mais de sessenta anos de idade. Conjuntivite é uma infecção dos olhos, provocada por fatores externos, como pó, fumaça, substâncias irritantes, vírus e bactérias. Glaucoma é causado pelo aumento da pressão dentro do olho....
tracking img