Atividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (468 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de março de 2015
Ler documento completo
Amostra do texto
Atividade II

1. Quais os três usos do termo Psicanálise?
Teoria, Método de investigação e Análise.

2. Quais são as práticas de Freud que antecipam a formulação da teoria psicanalítica?
EmParis, Freud trabalhou com o psiquiatra francês Jean Charcot que utilizava a hipnose como método de tratamento de histerias, ao retornar a Viena e voltou a clinicar, e seu principal instrumento detrabalho na eliminação dos sintomas dos distúrbios nervosos passou a ser a sugestão hipnótica, depois substituída pelo método catártico apresentado pelo médico e cientista Josef Breuer, tratamento quepossibilitava a liberação de afetos e emoções ligadas a acontecimentos traumáticos.

3. Quais foram as descobertas finais que configuram a criação da Psicanálise?
Suas descobertas colocam asexualidade no centro da vida psíquica, e é postulada a existência da sexualidade infantil. Os principais aspectos destas descobertas são: a função sexual existe desde o princípio da vida, logo após onascimento; o período de desenvolvimento da sexualidade é longo e complexo ate chegar a vida adulta, onde as funções de reprodução e de obtenção do prazer podem estar associadas, tanto no homem como namulher; a libido, nas palavras de Freud, é “a energia dos instintos sexuais e só deles”.

4. Como se caracteriza a primeira teoria sobre a estrutura do aparelho psíquico?
Essa teoria se caracterizapela existência de três sistemas ou instâncias psíquicas: Inconsciente, pré-consciente e consciente.

5. O que Freud descobriu de importante sobre a sexualidade?
Freud descobriu que a maioria depensamentos e desejos reprimidos referia-se a conflitos de ordem sexual, localizados nos primeiros anos de vida dos indivíduos, isto é, que na vida infantil estavam as experiências de carácter traumático,reprimidas, que se configuravam como origem dos sintomas atuais, e confirmava-se desta forma, que as ocorrências deste período da vida deixam marcas profundas na estruturação da pessoa.

6. Como...