atividade

Páginas: 6 (1400 palavras) Publicado: 16 de agosto de 2014
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MINAS GERAIS
GESTÃO PÚBLICA MUNICIPAL
DESENVOLVIMENTO E MUDANÇAS NO ESTADO BRASILEIRO
ATIVIDADE 2
MARIA TEREZA DE OLIVEIRA SALES

Milagre econômico brasileiro é como foi chamada a época grande crescimento econômico que ocorreu durante o Regime Militar no Brasil, entre1968 e 1973, também conhecido pelos oposicionistas como "anos de chumbo". Nesse período, a taxa decrescimento do PIB saltou de 9,8% a.a. em 1968 para 14% a.a em 1973, e a inflação passou de 19,46% em 1968, para 34,55% em 1974, porém, simultaneamente, houve aumento da concentração de renda e da pobreza.
Nessa época instaurou-se um pensamento de "Brasil potência", e com a conquista da terceira Copa do Mundo em 1970 no México, criou-se o mote: "Brasil, ame-o ou deixe-o". Durante o milagre, aalta nas bolsas de valores brasileiras iniciada ao final da década de 1960 resultou em um clima de euforia generalizada – incentivado por canções como Pra frente Brasil –, apelidado pelo autor Elio Gasparide "patriotada".
Segundo Reinaldo Gonçalves, professor da UERJ e economista, o período do milagre econômico foi o que gerou maior crescimento econômico desde a Proclamação da República.
De 1968a 1973 o PIB brasileiro cresceu a uma taxa média acima de 10% ao ano, a inflação oscilou entre 15% e 20% ao ano e a construção civil cresceu, em média, 15% ao ano. Antônio Delfim Netto é considerado o principal arquiteto e executor das políticas econômicas dessa fase, reconhecido por alguns como "superministro".
Em análises posteriores justifica-se esse grande crescimento afirmando que osmercados em que os investimentos se concentraram eram todos (usando a expressão inglesa) Green Field Market, ou seja, novas áreas para se investir.
Em 1967, assume o comando da economia Antônio Delfim Netto e seu interino José Flávio Pécora. Para Delfim, o PAEG teria provocado uma queda da demanda indesejada, causando recessão e redução do nível de empregos. Segundo Delfim, o desenvolvimento internodo mercado brasileiro poderia por si só gerar crescimento.[carece de fontes] Nesse contexto de recessão, o governo adotou medidas de inspiração keynesiana, aumentado o investimento nas empresas estatais, agora recapitalizadas graças à política da chamada verdade tarifária (isto é, fixação das tarifas sem influências políticas), que as tornavam lucrativas e competitivas - conceito esse que foiamplamente defendido pelos economistas e intelectuais brasileiros da época.
O Estado investiu muito na indústria pesada, siderurgia, petroquímica, construção naval e geração de energia hidrelétrica. O sucesso dessa política econômica logo se tornou evidente: o crescimento da produção de bens duráveis de consumo no Brasil daquele período alcançou a taxa média de 23,6% ao ano, e o de bens de capital18,1%. As empresas estatais cresceram e, bem administradas, obtiveram lucros imensos.
Com intuito de romper a estagnação gerada pelo governo pós Juscelino Kubitschek e incentivar a integração nacional e o crescimento econômico, o governo militar impôs vários programas nas áreas de transportes, de energia e de estratégia militar.8 . A imprensa na época, que com a atuação da censura vigente, nãopodia criticar diretamente o governo e chamou tais obras de "faraônicas", aludindo a infraestruturas enormes e de pouca importância útil. Porém, ao longo dos anos, a maioria das obras, como Itaipu e a Ponte Rio-Niterói provaram-se importantes e necessárias. Mesmo com Itaipu o Brasil já sofreu com crises energéticas e a Ponte Rio-Niterói hoje se encontra em estado de saturamento máximo durante váriashoras ao dia.
Em 1972, é iniciada a construção de Angra 1 através da aquisição de um reator nuclear francês. Para os militares da época, o domínio da tecnologia nuclear era indispensável parasoberania nacional, sendo que a construção da usina era o início para a obtenção de armas de destruição em massa secretamente.
Por meio de negociações com o Paraguai no início da década de 1970 que...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • atividades
  • Atividade
  • Atividade
  • Atividade
  • ATIVIDADE
  • ATIVIDADE
  • atividade
  • Atividades

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!