Atividade

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2539 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 22 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1. Logo após a fecundação o zigoto começa a se desenvolver. Inicialmente forma uma massa celular, constituída apenas por células iguais, nessa fase o embrião recebe o nome de Blastocisto. A partir do estágio de blastocisto o embrião começa a passar por um processo de diferenciação, para formar os vários tipos de tecido. A cerca desse processo, marque V para verdadeiro e F para Falso JUSTIFICANDOQUANDO FOR FALSO:
a)A massa de células que forma o blastocisto, contém apenas células totipotentes, também conhecidas como células tronco embrionárias, ou seja, possuem 100% de potencialidade e 100% de diferenciação.
b) Durante o desenvolvimento do embrião, todas as células passam pelo processo de diferenciação não restando células tronco.
c)O processo de diferenciação e extremamente importantepois apesar de todas as células terem capacidade de desempenharem todas as funções, a eficiência na realização de certas funções é maior em certos tipos de células e menor em outros.
d) Toda célula é dotada de duas características, a potencialidade e o grau diferenciação. A potencialidade é a capacidade que a célula tem de se tornar outros tipos celulares especializados. A diferenciação é ograu de especialização da célula.
e) As células originadas do zigoto possuem 0% de potencialidade e grau 100% de diferenciação, sendo, portanto, pluripotentes ou totipotentes. A maioria das células, adultas, tem graus intermediários de diferenciação e potencialidade.

2. Todos Os tecidos são formados pelas unidades biológicas fundamentais chamadas células e também pela matriz extracelular, que, emgeral, as próprias células do tecido produzem. A cerca da composição dos tecidos, marque V para verdadeiro e F para Falso JUSTIFICANDO QUANDO FOR FALSO:
a) A matriz extracelular é um conjunto de substâncias amorfas e elementos figurados, líquidos e fibras, produzidas pelas células, que preenchem o espaço entre as mesmas.
b) Os tecidos são classificados em quatro tipos fundamentais com base;nos tipos de células que possuem, na proporção entre estas e as matrizes extracelulares, no modo de ligação das células entre si e com os elementos da matriz e nas funções que desempenham.
c) Todos os tecidos possuem matriz extracelular abundante
d) Os quatro seguintes tipos fundamentais de tecidos são, epitelial, conjuntivo, muscular e nervoso
e) A matriz extracelular, composta por substânciafundamental e fibras, resiste à força de compressão e tração. E a substância fundamental é um material hidratado, amorfo, composto por carboidratos e proteínas.

3. Muitas vezes, por falta de conhecimento em histologia, as pessoas tende a achar que tecido epitelial e pele são mesma coisa. A pele e formada pelo tecido epitelial, o tecido conjuntivo do tipo frouxo e por uma camada de tecidoadiposo, ou seja, o tecido epitelial é apenas uma camada da pele. A cerca do tecido epitelial, marque V para verdadeiro e F para Falso JUSTIFICANDO QUANDO FOR FALSO:
a) É um tecido formado por muitas células, porém com pouca variedade de tipos.
b) Esse tecido pode ser classificado, quanto ao nº de camadas celulares e quanto à forma das células presentes na camada superficial.
c) Apresentamqueratina nos tecidos epiteliais que revestem externamente os órgãos internos.
d) Os tecidos epiteliais são classificados como; Tecido Epitelial de Revestimento Externo (TERE) e Tecido Epitelial de Revestimento Interno (TERI). Sendo o TERI o tecido que compõe as glândulas.
e) A função do Tecido Epitelial de Revestimento é apenas revestimento e proteção.

4. Os epitélios são basicamente tecidos derevestimento, proteção do organismo e secreção. Além de recobrirem todo o corpo do animal, revestem internamente órgãos, cavidades e canais, e formam as glândulas. A cerca do tecido epitelial, o qual é extremamente importante, marque V para verdadeiro e F para Falso JUSTIFICANDO QUANDO FOR FALSO:
a) O tecido epitelial de revestimento caracteriza-se por apresentar células justapostas com muito...
tracking img